Bahia tem pior janeiro no setor de serviços desde 2011; turismo tem crescimento tímido

O grupo dos teve a terceira queda mais profunda, porém foi a que mais impactou na queda dos serviços

Por Da Redação.

Bahia tem pior janeiro no setor de serviços desde 2011; turismo tem crescimento tímidodivulgação/GCM

O volume do setor de serviços na Bahia caiu 6,3% em janeiro, em relação ao mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou nesta terça-feira (9/3). A queda assusta, pois dezembro de 2020 também registrou redução, embora menor, de 1,6%. Considerando o volume de serviços prestados em janeiro de 2020, o prejuízo é ainda maior, de 10,1%, consagrando 2021 com o pior janeiro para o setor no estado em 10 anos, ou seja, desde que o índice é medido. 

Analisando em outra perspectiva, em relação apenas a queda entre janeiro e feveiro, de 10,1%, o primeiro mês de 2021 é o pior mês desde 2015, quando a variação mensal havia sido de - 8,9%. Essa queda foi a terceira mais intensa entre os estados, ficando  bem pior do que o verificado no país como um todo, onde os serviços avançaram 0,6%. Dos 27 estados, 12 tiveram aumento.

ANUAL

No confronto janeiro 21/ janeiro 20, os serviços recuaram 4,8% no Brasil como um todo, ainda que bem menos que na Bahia. Os resultados foram negativos em 18 das 27 unidades da Federação. 

Assim, na sequência de 12 meses encerrados em janeiro deste ano, os serviços seguem acumulando resultado negativo na Bahia (-15,3%), também nem um cenário pior que o do país como um todo (-8,3%) e o quarto pior resultado entre os estados.

VILÕES

Entre as cinco atividades de serviços pesquisadas, quatro recuaram na Bahia frente a janeiro do ano passado. O maior impacto foi nos serviços prestados às famílias (-14,8%), que mostram resultados negativos seguidos, mês a mês, desde março de 2020. 

Os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que tiveram a terceira queda mais profunda (-12,4%), foi o grupo que mais contribuiu para o resultado negativo do setor em geral. Segundo o IBGE, isso ocorre porque essa é a atividade de maior peso na estrutura dos serviços baianos. O setor havia registrado três crescimentos seguidos, entre outubro e dezembro do ano passado. 

Os dois outros grupos de atividades que tiveram quedas em janeiro na Bahia (serviços de informação e comunicação, com -3,2%, e serviços profissionais administrativos e complementares, com -13,0%) vêm com desempenhos negativos seguidos pelo menos desde novembro de 2019.

Por outro lado, com o único resultado positivo no mês, os outros serviços (10,9%) mostraram o segundo crescimento consecutivo na Bahia.

TURISMO

Em janeiro, as atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia apresentaram crescimento de 3,2% em relação a dezembro. Esse é o sexto avanço consecutivo para o estado, que apresenta resultados positivos nessa comparação desde agosto de 2020. Ficou também acima do índice registrado no país como um todo (0,7%).

Mesmo assim, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a Bahia teve, em janeiro, a sua 11ª queda consecutiva no volume de serviços ligados ao turismo (-14,0%). Foi a maior retração para um mês de janeiro, no estado, desde o início da série histórica, em 2011. Por outro lado, também foi a queda menos intensa desde março de 2020.

Além disso, como todos os 12 estados onde o agregado de atividades turísticas é pesquisado apresentaram recuos frente a janeiro do ano passado, a queda da Bahia foi a menor do país. O resultado para o estado foi consideravelmente melhor do que o apresentado no Brasil como um todo (-29,1%). 

Nos 12 meses encerrados em janeiro, os serviços turísticos baianos apresentam intenso recuo acumulado de 38,8%, resultado um pouco superior ao verificado no Brasil como um todo, de -39,5%.

LEIA MAIS: Bahia teve segunda gasolina mais barata do Nordeste em fevereiro, aponta estudo

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.