Ministério do Meio Ambiente ‘volta atrás’ e mantém evento da ONU em Salvador

Ministério do Meio Ambiente ‘volta atrás’ e mantém evento da ONU em Salvador

Por Da Redação.

Ministério do Meio Ambiente ‘volta atrás’ e mantém evento da ONU em SalvadorValter Campanato/Agência Brasil

Seis dias após cancelar um evento da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) em Salvador, o Ministério do Meio Ambiente, comandado por Ricardo Salles, voltou atrás. Portanto, está confirmada a realização da Climate Week (Semana Climática) – América Latina e Caribe.

Por meio de nota à imprensa, a pasta diz que a decisão foi tomada após conversas com o Itamaraty e com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que reagiu ao cancelamento da conferência, prevista para os dias 19 a 23 de agosto deste ano. Na ocasião, o gestor da capital baiana afirmou que não “mediria esforços” para que o evento ocorresse na cidade.

LEIA MAIS: ‘Turismo e acarajé’: Neto reage após ministro do Meio Ambiente cancelar evento na Bahia

Na última terça-feira (14/5), Salles declarou ao blog da jornalista Andreia Sadi que “não fazia sentido” o Brasil sediar um encontro para preparar a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas. Manter o encontro em Salvador, para ele, seria uma “oportunidade” apenas para a turma “fazer turismo” e “comer acarajé”.

De acordo com o comunicado do Ministério do Meio Ambiente, foi decidido “formular proposta com ênfase na Agenda de Qualidade Ambiental Urbana e no Pagamento por Serviços Ambientais, através de instrumentos financeiros que visem dar efetividade econômica às atuais e futuras ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Brasil?.

No mesmo texto, a pasta afirmou também que o Brasil participará da COP-25,  Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas que seria realizado no fim de ano no Brasil, mas que foi transferida para o Chile após o presidente Jair Bolsonaro desistir de sediar o evento.
Leia nota na íntegra:

“O Ministério do Meio Ambiente, através de entendimentos mantidos nesses últimos dias com o Prefeito de Salvador, o Ministro das Relações Exteriores e o novo Secretário-Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, decidiu formular proposta com ênfase na Agenda de Qualidade Ambiental Urbana e no Pagamento por Serviços Ambientais, através de instrumentos financeiros que visem dar efetividade econômica às atuais e futuras ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Brasil, a serem discutidas e apoiadas na Climate Week, em Salvador, bem como nos eventos subsequentes até a COP25, no Chile, os quais deverão contar com a participação deste Ministério do Meio Ambiente e do Ministério das Relações Exteriores.”

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.