Mais de 5 mil bolsas de pós-graduação serão cortadas ainda este ano
Mais de 5 mil bolsas de pós-graduação serão cortadas ainda este ano
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), anunciou nesta segunda-feira (2/9) o corte de 5.613 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado que estavam previstas para os quatro meses restantes do ano. Foram preservadas as bolsas para a formação dos professores da educação básica.
De acordo com o presidente da instituição, Anderson Ribeiro Correia, a medida representa uma economia de R$ 37,8 milhões neste ano. A previsão é que, nos próximos quatro anos, R$ 544 milhões deixem de ser investidos em bolsas.
O MEC também anunciou, hoje, que o Capes só terá metade do orçamento de 2019 no ano que vem. O ministério prevê perder 9% da verba em 2020, de acordo com a proposta orçamentária.
Apesar dos cortes, Correia garante que serão cumpridas as metas de formação de mestres e doutores para 2024, previstas no Plano Nacional de Educação e estabelecidas pela Lei nº 13.005/2014.
LEIA MAIS: Botão do pânico para casos de violência doméstica e familiar chega a Feira de Santana; entenda
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.