Botão do pânico para casos de violência doméstica e familiar chega a Feira de Santana; entenda
Botão do pânico para casos de violência doméstica e familiar chega a Feira de Santana; entenda
O Núcleo de Monitoração Eletrônica de Pessoas chegou ao município de Feira de Santana nesta segunda-feira (2/9). Presos em regime semiaberto e responsáveis por casos de violência doméstica e familiar usarão tornozeleira eletrônica e serão acompanhados pelo sistema. O "botão do pânico" também será conectado ao dispositivo dos agressores. Caso o agressor se aproxime da vítima, um chamado será acionado a polícia.
Segundo o Tribunal de Justiça da Bahia, com o monitoramento, o preso em regime semiaberto, usando a tornozeleira eletrônica, ficará no local de trabalho durante o dia. Já durante a noite, finais de semana e feriados, em casa, ao invés de voltar para o Conjunto Penal. A tornozeleira envia as informações do usuário para o Núcleo de Monitoração, que acompanha todos os deslocamentos. Já o uso do "botão de pânico" permite que a vítima de violência doméstica e familiar acione um botão a central de monitoração, caso veja o agressor monitorado.
O TJBA e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização já instalaram os Núcleos de Monitoração nas cidades de Juazeiro, Vitória da Conquista e Barreiras. A ação conta com o apoio da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil; do Ministério Público do Estado da Bahia; Defensoria Pública do Estado da Bahia; OAB/BA e Guardas Municipais.
LEIA MAIS: Camisa oficial de celebração à canonização de Irmã Dulce começa a ser vendida; veja
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.