Sem pagamento de salário, transporte e 13º, funcionários de terceirizada da Embasa fazem protesto

Sem pagamento de salário, transporte e 13º, funcionários de terceirizada da Embasa fazem protesto

Por Da Redação.

Sem pagamento de salário, transporte e 13º, funcionários de terceirizada da Embasa fazem protestoleitor Aratu On

Funcionários que trabalham para uma empresa que presta serviços para a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveram um protesto na manhã desta sexta-feira (10/7), em frente à sede da estatal no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, para denunciar atraso salarial.

O grupo alega que parte salário de maio, o pagamento do mês de junho, assim como o transporte, alimentação e primeira parcela do 13º salário não foram realizados. Os profissionais trabalham para a Vipac Segurança, que já mantém contrato com a Embasa há seis anos e ganhou uma nova licitação há cerca de um mês. Os vencimentos de maio, além de parciais, não tinham justificativas prévias por parte da empresa, segundo eles. 

O Sindicato dos Empregados de Empresas de Segurança e Vigilância do Estado da Bahia informou ao Aratu On que há problemas envolvendo ainda o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o recolhimento de Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS), além na distribuição de uniformes. Assim como, segundo a categoria, mais de 70% dos funcionários estão com o curso de reciclagem vencida.

Cerca de 200 funcionários participam do ato no CAB, mantendo a distância recomendada pelas autoridades de saúde para evitar a disseminação do novo coronavírus. O Aratu On entrou em contato com a Embasa e com a Vipac, mas não obteve respostas até a publicação desta matéria. A Embasa informou por meio de nota que a Empresa VIPAC Segurança e Vigilância LTDA mantém, até a presente data, as condições legais exigidas na habilitação da licitação e vem apresentando todas as certidões de regularidade relativas às obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Como a empresa tem até o 5º dia útil do mês para pagar o salário, o atraso ocorrido foi notificado pela Embasa, determinando a regularização imediata da situação, sob pena das sanções previstas em contrato, segundo a nota.

"Com relação ao fardamento, como a empresa venceu uma licitação recente e foi celebrado novo contrato, foi concedido prazo para reposição do vestuário. No tocante aos cursos de reciclagem, a VIPAC expôs a dificuldade devido ao fechamento das escolas, em função da pandemia." alegou a Embasa.

LEIA MAIS: Projeto que pode dar "Coronavoucher" a mais um grupo de pessoas é aprovado pela Câmara

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.