PIB do Brasil cai pelo segundo trimestre consecutivo e entra em recessão técnica, informa IBGE
O IBGE informou que a queda do PIB foi puxada pelo setor agropecuário, com o encerramento da safra de soja, provocando diminuição de 8%.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil entrou em recessão técnica, após cair 0,1% no último trimestre deste ano, em comparação aos meses anteriores. Em comparação ao último trimestre de 2020, no entanto, houve uma alta de 4%.Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (2/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Um país entra em recessão técnica quando há dois trimestres seguidos de queda. A última recessão havia sido em 2020, quando o PIB caiu 2,3% e, em seguida, 8,9%, por conta do impacto da pandemia do coronavírus.
O IBGE informou que a queda do PIB foi puxada pelo setor agropecuário, com o encerramento da safra de soja, provocando diminuição de 8%. “Como ela é a principal commodity brasileira, a produção agrícola tende a ser menor a partir do segundo semestre. Além disso, a agropecuária vem de uma base de comparação alta, já que foi a atividade que mais cresceu no período de pandemia e, para este ano, as perspectivas não foram tão positivas, em ano de bienalidade negativa para o café e com a ocorrência de fatores climáticos adversos na época do plantio de alguns grãos”, afirma a pesquisadora do IBGE, Rebeca Palis.
O setor industrial se manteve estável nesse período enquanto o de serviços teve alta de 1,1%, evitou uma queda maior do PIB no terceiro trimestre. A construção cresceu 3,9% e evitou uma queda da indústria.
O IBGE informou que o PIB de 2021 está no mesmo patamar do fim de 2019 e início de 2020, período pré-pandemia, e ainda está 3,4% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica, alcançado no primeiro trimestre de 2014.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.