INSS dará início a projeto-piloto para permitir prova de vida por meio de selfie

INSS dará início a projeto-piloto para permitir prova de vida por meio de selfie

Por Da Redação.

INSS dará início a projeto-piloto para permitir prova de vida por meio de selfiereprodução/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciará, no dia 20 de agosto, o projeto-piloto para implantação da prova de vida pelo celular, através de "selfie". A biometria facial permitirá que aposentados e pensionistas façam a comprovação de vida sem sair de casa.

Nesta primeira etapa, cerca de 500 mil beneficiários irão participar do teste. A expectativa do INSS, no entanto, é de que o serviço esteja disponível para todos os pensionistas até o final deste ano, caso o projeto tenha resultados positivos.

A biometria facial vai usar dados do Departamento Nacional de Trânsito e do Tribunal Superior Eleitoral. Dessa forma, os escolhidos para o teste deverão ter carteira de motorista e títulor de eleitor. Os selecionados terão acesso exclusivo a uma nova versão dos aplicativos Meu INSS e Governo Digital e poderão fazer a prova de vida usando a câmera do celular.

Mesmo sendo um projeto-piloto, aqueles que participarem dessa primeira etapa já terão o procedimento efetuado. Atualmente, a prova de vida presencial está suspensa no país, devido à pandemia de Covid-19.

LEIA MAIS: SAC Digital passa a realizar atendimento por videochamada para serviços do Planserv e Suprev; saiba mais

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.