Bahia lidera número de transplantes de rim no Nordeste; estado é o sétimo no país
Bahia lidera número de transplantes de rim no Nordeste; estado é o sétimo no país
Por Da Redação.
A Bahia lidera o número de procedimentos de transplantes de rim no Nordeste, segundo dados divulgados pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas. De janeiro a junho deste ano, já foram realizados 119 transplantes no estado. Além disso, o estado também é o sétimo a fazer mais procedimentos do tipo no Brasil.
Conforme Vilas-Boas, mesmo durante a pandemia de Covid-19, as unidades de saúde baianas continuaram realizando transplantes. "Montamos uma estrutura para captar com celeridade e realizar todos os testes necessários dentro do período máximo de cada órgão”, explicou. De acordo com ele, nesse período, foram feitos 282 transplantes no total, contando rim, fígado, córneas, medula e pele.
A coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, Rita Pedrosa, explicou que o aumento do número de transplantes também se deve à redução da taxa de negativa familiar. "Dentre os motivos, as famílias alegam desconhecimento sobre processo de doação ou questões religiosas”, esclareceu Rita. A taxa de negativa familiar caiu de 76% para 50%.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).