Você sabe por que está vestindo verde e amarelo na copa? Aratu On explica significados das cores da bandeira
Verde não é das matas, o amarelo não é do ouro e nem sequer o azul é do céu
Com a Copa do mundo, as ruas ficam cheias de verde, amarelo, azul e branco. O enfeite, obviamente, tem relação com as cores da bandeira do Brasil - mas o Aratu On foi além e descobriu o porquê das cores escolhidas para o símbolo brasileiro.
A resposta não tem nada a ver com o “verde das matas, amarelo do ouro e azul do céu”, que você provavelmente aprendeu na escola. A verdade é bem menos poética.
A bandeira como a conhecemos foi criada logo após a Proclamação da República, acontecimento que ocorreu em 15 de novembro de 1889. Porém, ela é uma variação daquela criada e apresentada poucos dias depois da independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822.
Na época, as cores da bandeira foram escolhidas por Dom Pedro I, e o desenho da bandeira foi obra do pintor francês Jean-Baptiste Debret. Na versão atual, o desenho dele foi mudado para o círculo azul com a faixa branca
VERDE
O verde, por exemplo, não tem nada a ver com a floresta amazônia e menos ainda com a mata atlântica. A cor é, na verdade, símbolo da casa de Bragança, ou seja, da família de Dom Pedro I.
Bem antes disso, conforme o Brasil Escola, essa cor era utilizada pelos primeiros povos que habitaram a Lusitânia, região correspondente a Portugal. Na idade média, os mouros tentaram invadir as terras e o verde foi usado nas bandeiras de batalha. O pigmento acabou sendo associada a liberdade e adotado pela família real.
AMARELO
O amarelo, por sua vez, é a cor da familia real de Leopoldina, esposa de Dom Pedro I. Ela era bastante influente no governo e ganhou destaque na república que surgia,então ainda que o marido tivesse a maior parte da bandeira (verde), ela ganhou o losango central.
AZUL
A bandeira escolhida por Dom Pedro apresentava, no meio, um desenho francês com o símbolo da monarquia e folhas representando o café. Com a proclamação da república, precisavam substituir o meio.
A cor escolhida foi nada menos do que a cor das primeiras bandeiras de Portugal. Por mais que Cristiano Ronaldo use um uniforme verde e vermelho, as primeiras bandeiras do país eram azuis e brancas. Ou seja, nunca teve a ver com o céu.
BRANCO
Os pontinhos brancos são as estrelas e representam os estados, como você deve aprendido. Mas são realmente estrelas: a posição nas bandeiras tenta imitar (embora não seja muito precisa) a posição das luzes no céu do rio de janeiro do dia 15 de novembro de 1889, às 8h30 da noite, quando foi proclamada a República.
Sobre a estrela que fica sozinha, há divergências: tem quem diga que é Brasilia, com destaque por ser capital federal; outros estudiosos dizem que, na verdade, é Roraima, cujo território fica, em sua maior parte, acima da linha do equador.
“ORDEM E PROGRESSO”
A famosa frase escrita no meio da bandeira, "Ordem e Progresso", foi inspirado em uma frase do filósofo francês Augusto Comte. A citação completa é "o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim." Como não coube a frase inteira, ficou só ordem e progresso mesmo.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!