Anvisa aprova primeiro medicamento em dose única para ser utilizado no início do tratamento da Aids
De acordo com a agência reguladora, o novo medicamento reduz a quantidade de HIV no organismo, mantendo-a em um nível baixo.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro tratamento para HIV que combina duas diferentes substâncias em um único comprimido. A informação foi publicada, nesta segunda-feira (29/11), pelo Folha de São Paulo. O novo medicamento, chamado de Dovato, é uma combinação das substâncias lamivudina e dolutegravir sódico.
Segundo a Anvisa, conforme a publicação, a possibilidade de dose única simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes. Já há terapias com um único comprimido para HIV, mas esse é o único em dose única para ser usado em início de tratamento — a chamada primeira linha.
Ainda de acordo com o jornal, a Anvisa havia informado, inicialmente, que esse seria o primeiro medicamento com um comprimido por dose para tratamento de HIV, mas depois esclareceu que era o primeiro para início do tratamento.
"A aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a Aids, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido", disse a agência reguladora, em nota.
De acordo com a bula aprovada pela Anvisa, o novo medicamento reduz a quantidade de HIV no organismo, mantendo-a em um nível baixo. Além disso, promove aumento na contagem das células CD4, tipo de glóbulo branco do sangue que exerce papel importante na manutenção de um sistema imune saudável, ajudando a combater as infecções.
LEIA MAIS: Receita Federal paga nesta terça-feira restituições de lote residual do IRPF de novembro; saiba mais
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.