Estátua da Mãe Stella de Oxossi é alvo de incêndio criminoso em Salvador
A peça foi retirada do local pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) e vai ser restaurada pela Fundação Gregório de Mattos
Na manhã desta segunda-feira (5/12), ainda era possível ver as marcas do incêndio criminoso que atingiu a escultura de Mãe Stella de Oxossi, localizada na avenida que também leva o nome da yalorixá, no bairro de Itapuã, em Salvador. O crime aconteceu na madrugada de domingo e os responsáveis ainda não foram identificados.
A peça foi retirada do local pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) e vai ser restaurada pela Fundação Gregório de Mattos.
O crime foi registrado na 12ª delegacia e o caso foi tipificado como "ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo".
SOBRE O MONUMENTO
O monumento foi inaugurado em abril de 2019, cerca de cinco meses após a morte de Mãe Stella, uma das principais mães de santo do país. Esta foi a segunda vez que a obra foi alvo de vandalismo. A estátua de Mãe Stella tinha dois metros de altura e foi confeccionada pelo artista plástico Tatti Moreno ao lado de uma escultura em homenagem a Oxossi, que ainda permanece no local.
Gabriela Ramos, Yá Leyin do Terreiro Axé Abassá de Ogum e pesquisadora das religiões de matrizes africanas, lamentou o ocorrido: "Frequentemente somos alvo de intolerância religiosa. O recado que eu daria aos criminosos é que respeitem a fé da cada um".
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!