Bienal diz que não recolherá HQ LGBT; livros esgotaram após determinação da Prefeitura
Bienal diz que não recolherá HQ LGBT; livros esgotaram após determinação da Prefeitura
A direção da Bienal do Livro do Rio de Janeiro afirmou, nesta sexta-feira (6/9), que não cumprirá a determinação do prefeito da cidade, Marcelo Crivella, de recolher as histórias em quadrinhos de tema LGBT da exposição. Em nota à revista Veja, a organização do evento afirma que "dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser?.
De acordo com o comunicado enviado à revista, depois do pronunciamento de Crivella, os exemplares se esgotaram em menos de uma hora. ?Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+?, diz o comunicado.
Em um vídeo publicado no Twitter na última quinta-feira (5/9), Crivella anunciou a determinação. O prefeito afirmou que a HQ Vingadores ? A Cruzada das Crianças, da Marvel Comics, tem "conteúdo sexual para crianças". "Livros assim deve ficar em um saco plástico preto, lacrado, do lado de fora, avisando o conteúdo", criticou.
Mesmo com a determinação da Prefeitura, a organização manteve os livros à venda. "Ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor?, disse a organização, em caso de um visitante comprar um produto que não agrade.
LEIA MAIS: Homem é assassinado a tiros na frente dos filhos em Itabuna
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.