ALIADOS: Confira lista dos 10 aplicativos baianos que facilitam dia a dia dos moradores
ALIADOS: Confira lista dos 10 aplicativos baianos que facilitam dia a dia dos moradores
Por Da Redação.
As facilidades do mundo digital se mesclam às demandas da nossa realidade a tal ponto que se tornaram indispensáveis para a nossa sobrevivência diária.
Os dispositivos móveis ? como os smartphones ? são cada vez mais essenciais nas nossas vidas ? você, provavelmente, não sai de casa sem o seu celular.
E no nosso cotidiano, os aplicativos, carinhosamente apelidados de ?app?, são como nossos amigos, aqueles que podemos sempre contar nos momentos em que mais precisamos.
Pensando nisso, o Aratu Online preparou uma lista com os dez aplicativos criados exclusivamente para a Bahia e que podem ser úteis e se transformar em seus aliados.
Confira:
1.CittaMobi

Foto: Ag. A Tarde (reprodução)
O aplicativo é direcionado aos usuários do transporte público de Salvador. Os passageiros têm na palma da mão informações sobre a localização real de cada ônibus (por meio de GPS instalado no veículo), ponto de parada e linha. Atualmente, está disponível na versão web, mobile e em painéis instalados em terminais de Salvador.
2.Noa Cidadão
Ferramenta permite que o usuário relate problemas nas vias de Salvador, como acidentes, estacionamento irregular, semáforos com defeito, óleo na pista, entre outros. A ocorrência pode ainda ser detalhada por tipo, com endereço, espaço para comentário e possibilidade de envio de foto.
O aplicativo, disponível na Apple Store e no Google Play, mostra o histórico de solicitações de cada usuário, oferecendo possibilidade de registro de seu próprio acidente e ligação direta para a ouvidoria Fala Salvador
3.Detran

Foto: Carla Ornelas/ GOVBA
O app oferece ao condutor informações como prazos de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), eventuais multas, além de permitir a consulta dos pontos da CNH, a todo o histórico do motorista e a situação do licenciamento anual do veículo (valores, parcelas, pagamentos, etc). A ferramenta também emite lembretes para o condutor, como renovação de seguros, revisões planejadas, vencimento do extintor, próxima troca de óleo, checagem de pneus e bateria.
4.Nota Salvador

Imagem ilustrativa (reprodução)
O app permite a emissão, consulta e cancelamento de notas fiscais por meio do smartphone, dispensando o uso de computadores e impressoras. Ele faz parte do programa Nota Salvador, que estimula os cidadãos a solicitarem o documento fiscal quando contratarem qualquer serviço na cidade (academias, escolas particulares, lavanderias, creches, colégios, faculdades, cursos de idiomas, construtoras, conserto de eletrodomésticos, cabeleireiros, hotéis e motéis, oficinas mecânicas, empresas de vigilância e limpeza, dentre outros).
Estudantes ainda têm a possibilidade de usar os créditos do Nota Salvador para recarga do cartão de transporte Salvador Card. Os créditos obtidos também podem ser transferidos para celulares da operadora Vivo.
O programa devolve parte do imposto recolhido (ISS – Imposto Sobre Serviço) à população, que poderá escolher como irá utilizar os créditos: abatimento de até 100% do IPTU ou no depósito em conta corrente ou poupança. Há, ainda, a possibilidade de participação em sorteios mensais de prêmios em dinheiro.
5.SineBahia

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA (divulgação)
Em contato com o Aratu Online após a publicação desta matéria, o SineBahia informou que o dispositivo foi temporariamente desativado. Mas, calma! O App está passando por uma melhora para voltar à atividade ainda melhor.
6.Docway

Foto: divulgação
Com apenas alguns cliques na tela do celular, o paciente poderá ter uma consulta médica na sua própria casa. O aplicativo foi criado com a proposta da medicina humanizada.
No Docway, que roda nos sistemas Android e IOS, há um banco de dados médicos disponíveis. Ao escolher a especialidade, o usuário pode solicitar a consulta, seja para aquele exato momento, ou com o dia e hora marcada. As consultas não têm preço fixo, variam de acordo com atendimento e a especialidade.
Se o paciente possuir plano de saúde, o valor pode ser devolvido integralmente ou parcialmente pela operadora de saúde ? conforme contrato firmado com o plano ? ou escolher pela dedução do Imposto de Renda.
7.Partiu Balada

Foto: Istock/solarseven (reprodução)
Esse é pra quem quer ficar por dentro de todas as festas que rolam na capital baiana. A ferramenta está entre os aplicativos mais bem sucedidos entre os baladeiros de plantão.
Ele divulga os eventos que acontecem em Salvador e destaca os bares e casas de show mais procurados do dia. O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS.
8.Subúrbio SSA

Foto: Divulgação
Com apenas alguns cliques, o público tem acesso a informações sobre os bairros, trem, história, além da divulgação atividades artísticas, culturais e sociais promovidas no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
Outro destaque do app é um mapa com indicações e orientações de como chegar aos diversos pontos turísticos da região para atrair mais visitantes.
9.Hemoliga

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA (divulgação)
Criado em parceria com a Fundação Hemoba, o aplicativo nasceu com o objetivo de compartilhar dados sobre bancos de sangue, as necessidades por tipo sanguíneo e até criar um cadastro virtual de doadores.
O Hemoliga informa aos usuários sobre sua próxima doação, os tipos sanguíneos que estão em baixa e convida para participar de campanhas pró doação nas redes sociais. Também há dados diários sobre os estoques de sangue, assim como as campanhas itinerantes do Hemóvel e ações externas em todo o estado.
10.Coleta Seletiva Salvador

Foto: Max Haack/Agecom (divulgação)
Aplicativo demonstra todos os pontos de coleta seletiva espalhados pela capital baiana. O usuário, então, pode consultar os pontos mais próximos de sua residência.
Além disso, a ferramenta conta também com locais de recebimento de medicamentos, óleo de cozinha, eletrônicos, pilhas e baterias (locais definidos com parceiros). Há ainda informações dos ecopontos, onde podem ser descartados entulhos, restos de poda e cacarecos, a exemplo de móveis e eletrodomésticos velhos.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).