Tragédia: mais de 50 migrantes morrem após caminhão capotar no México; EUA seria o destino
Imagens de televisão mostraram várias ambulâncias, bombeiros e socorristas ao redor do caminhão, juntamente com migrantes em choque que aguardavam atendimento.
Ao menos 53 pessoas morreram após o caminhão reboque em que estavam capotar no sul do México nessa última quinta-feira (9/12), em um dos piores acidentes a vitimar migrantes arriscando suas vidas na tentativa de chegar aos Estados Unidos.
Segundo autoridades do estado de Chiapas, onde o acidente ocorreu, e testemunhas, o caminhou se chocou contra um muro numa curva de uma rodovia, capotou e a carreta se soltou. Aparentemente, o motorista, que fugiu após o desastre, estava em alta velocidade e perdeu o controle sobre o veículo.
Mais de 100 pessoas estavam viajando amontoadas na carreta, sendo a maioria da Guatemala, que faz fronteira com Chiapas, segundo a Defesa Civil. Dezenas ficaram feridas e foram levadas a hospitais.
Homens, mulheres e crianças estão entre as vítimas. Imagens de televisão mostraram várias ambulâncias, bombeiros e socorristas ao redor do caminhão, juntamente com migrantes em choque que aguardavam atendimento.
Lamento profundamente la tragedia ocasionada por la volcadura de un tráiler en Chiapas que transportaba migrantes centroamericanos. Es muy doloroso. Abrazo a los familiares de las víctimas.
— Andrés Manuel (@lopezobrador_) December 10, 2021
O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, se manifestou sobre o ocorrido no Twitter.
"Lamento profundamente a tragédia causada pela capotagem de uma carreta em Chiapas que transportava migrantes centro-americanos. É muito doloroso." O México ofereceu acomodação e vistos humanitários aos sobreviventes da tragédia, e o governador de Chiapas, Rutilio Escandon, afirmou que os responsáveis pelo acidente serão identificados.
O governo guatemalteco, por sua vez, ofereceu ajuda para repatriar seus cidadãos, e o de El Salvador disse estar apurando se também havia pessoas provenientes do país entre as vítimas.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.