Protesto em Roma reúne italianos contra e a favor da União Europeia
Protesto aconteceu no último sábado (15), em Roma
Por Da Redação.
Milhares de pessoas se reuniram, no último sábado (15), em uma praça de Roma, na Itália, para demonstrar apoio à União Europeia. A manifestação ocorreu em meio a tensões entre o bloco e o governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald Trump.
Intitulada "Una piazza per l'Europa" ("Uma praça pela Europa", em português), a manifestação foi convocada pelo jornalista Michele Serra, do site La Repubblica, e contou com a participação de aproximadamente 30 mil pessoas, segundo os organizadores.
O evento ocorreu em um contexto de desafios para a União Europeia, que enfrenta as tarifas de importação recentemente impostas pelos Estados Unidos, além de incertezas sobre a aliança militar com o país norte-americano.
Durante o protesto, Serra ressaltou a importância da mobilização popular em defesa do bloco europeu. "Em um cenário global instável, a União Europeia deve ser um símbolo de esperança", afirmou.
A manifestação refletiu diferentes visões sobre o futuro da União Europeia. Parte dos presentes carregava bandeiras da Ucrânia, expressando apoio à ajuda do bloco ao país em guerra com a Rússia. Outros manifestantes, porém, protestaram contra propostas de rearmamento da Europa e contra uma política comum de defesa, exibindo cartazes com símbolos de paz e críticas a líderes como o presidente francês Emmanuel Macron, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen e o secretário-geral da Otan Mark Rutte.
Grupos contrários à União Europeia também compareceram ao local e chegaram a queimar bandeiras do bloco.
+ Papa inicia nova reforma católica e dá sinais de permanência
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).