Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo após queda de popularidade
Primeiro-ministro do Canadá afirmou que permanecerá no posto até que o partido escolha um sucessor
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira (6) sua renúncia ao cargo e à liderança do Partido Liberal. Trudeau afirmou que permanecerá no posto até que o partido escolha um sucessor.
Como parte do anúncio, Trudeau também dissolveu o Parlamento, que continuará com sua configuração atual até 24 de março. A decisão vem em um momento delicado, com pesquisas indicando que o Partido Liberal enfrenta uma provável derrota para os conservadores nas próximas eleições legislativas.
LEIA MAIS: Concurso Unificado: perícia médica de candidatos com deficiência começa nesta segunda
No comando do Canadá desde novembro de 2015, Trudeau foi reeleito duas vezes, mas viu sua popularidade cair nos últimos dois anos, reflexo da insatisfação pública com a alta do custo de vida e a crise de moradia no país.
A renúncia é vista como uma tentativa estratégica de melhorar as chances do Partido Liberal nas eleições legislativas marcadas para 20 de outubro. No entanto, sondagens recentes apontam que os conservadores continuam como favoritos na disputa.
Antes do anúncio, o Parlamento canadense tinha retorno previsto para 27 de janeiro. Caso não retome as atividades até 24 de março, as legendas da oposição só poderão apresentar uma moção de desconfiança a partir de maio.
LEIA MAIS: Bruno Reis celebra crescimento de Salvador e projeta ‘grande verão’ para a capital
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).