Mesmo com alertas de especialistas, Olimpíada de Tóquio terá limite de 10 mil espectadores nas arenas
Japoneses poderão comparecer aos Jogos se seguirem medidas sanitárias
O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio autorizou a presença de até 10 mil espectadores nos estádios e arenas do evento. A medida foi anunciada, nesta segunda-feira (21/6), após uma reunião do órgão com o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, a ministra dos Jogos, Tamayo Marukawa, e a governadora de Tóquio, Yuriko Koike.
No comunicado, as autoridades explicaram que o limite será de 50% do local de competição, até o máximo de 10 mil espectadores. O anúncio acontece dias após especialistas alertarem que realizar o evento sem torcedores seria a opção menos arriscada durante a pandemia da Covid-19.
Apesar da liberação, as comemorações de uma vitória ou do desempenho dos atletas podem ser frustradas, já que os gritos estão proibidos. O uso de máscaras serão exigidas. Torcedores estrangeiros não poderão entrar no Japão. Além disso, caso a pandemia piore, existe a possibilidade de as provas serem disputadas com portões fechados.
Os organizadores ainda estão estudando se permitem o consumo de álcool nos locais de competição, disse a presidente da Tóquio 2020, Seiko Hashimoto. Apesar de os especialistas terem demonstrado preocupação, Hashimoto já havia dito que está cogitando a permissão de até 10 mil torcedores.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão marcados para começarem no dia 23 de julho e terminarem em 8 de agosto.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.