Israel aprova plano para 'conquistar' Faixa de Gaza
Forças israelenses devem ficar no enclave por tempo indefinido
Por Da Redação.
O gabinete de segurança de Israel aprovou, nesta segunda-feira (5/5), um plano para intensificar as operações militares na Faixa de Gaza. O objetivo é expandir o controle sobre o território palestino e forçar a população local a deixar a região.
Segundo uma fonte do governo israelense à AFP, o plano envolve a conquista da Faixa de Gaza e a manutenção do controle sobre as áreas conquistadas. Além disso, está previsto o deslocamento da população de Gaza para o sul, com a justificativa de garantir sua proteção.
O gabinete de segurança também deu sinal verde para a distribuição de ajuda humanitária em Gaza, que está sob bloqueio desde 2 de março. A medida visa evitar que o Hamas controle os suprimentos e prejudique a governança da região.
Poucas horas antes dessa decisão, no domingo (4/5), o Exército de Israel anunciou a mobilização de dezenas de milhares de reservistas, com a intenção de intensificar a ofensiva contra o Hamas na Faixa de Gaza.
Na sexta-feira (2/5), a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou sobre a situação desesperadora em Gaza, informando que os alimentos estavam quase acabando e o acesso à água se tornou impossível. A organização também destacou que crianças e idosos estavam vasculhando o lixo em busca de comida e materiais para cozinhar, enquanto os hospitais enfrentavam uma escassez de sangue para tratar os feridos.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).