Habemus Papam? Vaticano erra e anuncia 'fumaça branca' nas rede sociais
Logo após, a fumaça escureceu e ficou preta
Por Da Redação.
O primeiro sinal da fumaça da chaminé da Capela Sistina às 6h51, no horário de Brasília, desta quinta-feira (8) foi branco.
Segundos depois, a fumaça escureceu e ficou preta. No X, antigo Twitter, o Vaticano se confundiu e anunciou fumaça branca, o que significaria que um novo papa teria sido eleito, que não aconteceu.
+ Conclave: mais uma vez, fumaça preta anuncia que ainda não temos papa
+ Fumaça preta: primeira votação do conclave termina sem consenso
Os 133 cardeais seguem reunidos para o segundo dia de conclave. Após a votação, a fumaça começou a sair da chaminé para comunicar os fiéis se houve consenso ou não na eleição papal. Nos primeiros instantes, a nuvem parecia branca, mas logo após se tornou visivelmente preta.
+ Conclave: confira a lista de favoritos para ser novo Papa
O anúncio parece ter confundido até o responsável pela conta oficial do Vaticano no X, que fez o falso anúncio de que a votação teria terminado com fumaça branca e o novo pontífice teria sido escolhido, o que não ocorreu.
Ao perceberem o erro, a publicação foi corrigida para fumaça preta, comunicando que ainda não houve consenso entre os cardeais eleitores no conclave durante a manhã do segundo dia de votação.
Com informações do SBT News
LEIA MAIS: Conclave mais longo da história durou quase três anos
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).