Funeral e sepultamento do papa Francisco são realizados neste sábado

Missa de Exéquias marca primeiro dos 9 dias de luto e orações

Por Da Redação.

O Vaticano celebra, na manhã deste sábado (26), a Missa de Exéquias em homenagem ao papa Francisco, encerrando três dias de velório aberto à visitação de fiéis. A cerimônia, realizada no átrio da Basílica de São Pedro, marca o início do Novendiali – período de nove dias de luto e orações em memória do pontífice.

Conclave: entenda como funciona a escolha de um novo papa

'O que se passa num Conclave é ação de Deus', diz Dom Sérgio da Rocha

Foto: Vatican News

Participam da celebração ao menos 250 cardeais, além de bispos, padres e religiosos. O caixão de madeira e zinco, selado na noite de sexta-feira (25), foi colocado em frente ao altar. A celebração é acompanhada pelo coro da Capela Sistina.

“Diante dele, uma multidão, que deve chegar a centenas de milhares de pessoas, vindas de todas as origens geográficas, sociais, políticas e culturais, prestará suas últimas homenagens”, informou a Santa Sé em comunicado. Ainda segundo o Vaticano, “essa multidão diversificada representa a Igreja de Francisco, aquela que acolhe ‘todos, todos, todos’, como ele repetia incansavelmente”.

Após a missa, ocorrem os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão será levado para o interior da Basílica de São Pedro e, posteriormente, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento. O cortejo fúnebre percorrerá aproximadamente quatro quilômetros pelas ruas de Roma.

Foto: VaticanNews

“Essa jornada permitirá que os fiéis se despeçam de seu bispo por um caminho que ele costumava fazer para rezar diante do ícone da Virgem Salus Populi Romani antes e depois de cada uma de suas viagens apostólicas e, até mesmo, recentemente, após suas internações”, acrescentou a Santa Sé.

As celebrações do Novendiali prosseguem até 4 de maio, com missas diárias às 17h (horário local) na Basílica de São Pedro, exceto a Missa da Divina Misericórdia, que será celebrada neste domingo (27), às 10h30, na Praça de São Pedro.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.