Mundo

Depois de 70 anos de luta, China consegue erradicar a malária

Segundo o comunicado, o país, que tinha 30 milhões de casos anuais na década de 40, não registrou um único caso local nos últimos quatro anos.

Por Da Redação

Depois de 70 anos de luta, China consegue erradicar a maláriaPrefeitura de Carguatuba

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na manhã desta quarta-feira (30/6) que a China conseguiu erradicar a malária, depois de 70 anos tentando combater a doença que é transmitida pelo mosquito Anopheles e que mata centenas de pessoas anualmente.


"A capacidade da China de se aventurar fora do caminho tradicional foi bem-sucedida na luta contra a malária e também teve importante efeito dominó em nível global", disse o diretor do programa global de malária da OMS, Pedro Alonso.


Segundo o comunicado, o país, que tinha 30 milhões de casos anuais na década de 40, não registrou um único caso local nos últimos quatro anos. A doença é apontada como a causadora da morte de mais de 400 mil pessoas em 2019, sobretudo na África.


"Felicitamos o povo chinês por ter livrado o país da malária", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus."A China junta-se ao número crescente de países que mostram que um futuro sem malária é possível", afirmou Adhanom, que atribuiu o êxito chinês a "décadas de ação focada e sustentada", concluiu.


Conforme a OMS, países que registraram três anos consecutivos sem transmissão local podem inscrever-se para obter a certificação que valida o estatuto de nação livre da malária. A China é o 40º território a obter essa validação da agência da ONU. Os últimos foram El Salvador (2021), Argélia, Argentina (2019) e Paraguai e Uzbequistão (2018).


A OMS constatou no seu relatório de 2020 que os avanços na luta contra a doença haviam estagnado, sobretudo nos países africanos, que apresentam as maiores taxas de contaminação e morte.


LEIA MAIS: Ruas de Salvador viram cenário de guerra durante "brincadeira" proibida; vídeos mostram até encapuzados


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.