Ruas de Salvador viram cenário de guerra durante "brincadeira" proibida; vídeos mostram até encapuzados
Até a manhã desta quarta (30/6) não há registros de pessoas feridas durante os eventos
Moradores dos bairros de Itapuã e Periperi, em Salvador, ignoraram completamente o decreto do governo que proíbe aglomeração e a realização de festas no período junino e se reuniram na noite da terça-feira (29/6) para uma guerra de espadas.
No dia de São Pedro, centenas de pessoas foram às ruas, muitas sem máscaras de proteção contra a Covid-19, para participar das batalhas e assistir de perto.
Apesar de ser considerada parte da tradição dos festejos juninos, a guerra de fogos de artificio é proibida. Segundo o Ministério Público, fabricar, possuir e soltar espadas é crime cuja pena pode chegar a até seis anos de prisão.
Imagens envias por leitores ao Aratu On mostram que as localidades escolhidas como "palco" da guerra de espadas em Nova Brasília de Itapuã foi a Ladeira do Abaeté e Baixa do Soronha em Itapuã.
Em uma das gravações é possível ver os espadeiros fazendo uma oração de mãos dadas antes de darem início aos duelos.
Espadeiros ignoraram o decreto do Governo que proibia a realização de festas no período junino pic.twitter.com/i5KJk32ojX
— Aratu On (de 🏠) (@aratuonline) June 30, 2021
— Aratu On (de 🏠) (@aratuonline) June 30, 2021
Em Periperi, uma operação da Polícia Militar chegou a ser montada para impedir a guerra de espadas, mas a multidão se reuniu a rua Doutor Almeida e aguardaram somente as viaturas se afastarem para soltar os primeiros fogos. Até a manhã desta quarta (30/6) não há registros de pessoas feridas durante os eventos.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.