'Aproximando-se da liberdade': WikiLeaks posta foto de Julian Assange a caminho do tribunal
Com a assinatura do termo de confissão, Julian Assange poderá retornar para seu país
O perfil do WikiLeaks no X (antigo Twitter) divulgou nesta terça-feira (25/6) uma foto de seu fundador, o jornalista Julian Assange, dentro de um avião em direção à Saipan, capital das Ilhas Marianas do Norte, onde irá fechar um acordo judicial com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos pelo vazamento de dados do governo norte-americano.
"Aproximando-se da liberdade", diz a legenda da publicação. O australiano é acusado de vazar milhares de documentos confidenciais sobre atividades militares e diplomáticas, e estava preso desde 2019 na Inglaterra. Atualmente aos 52 anos, antes de ser preso, Assange ficou vários anos na embaixada do Equador, em Londres, para evitar extradição.
Como parte do acordo, Assange deve se declarar culpado de conspirar para obter e divulgar os dados. Os promotores do caso concordaram em aplicar uma sentença de 62 meses (5 anos e dois meses), já cumprida pelo fundador da plataforma WikiLeaks na penitenciária de segurança máxima Belmarsh, em Londres.
A escolha das Ilhas Marianas do Norte se deu por ser um território ultramarino dos Estados Unidos no Pacífico Ocidental, uma vez que o jornalista não queria ir a solo americano e pelo local ser próximo da Austrália. Com a assinatura do termo de confissão, Julian Assange poderá retornar para seu país.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).