Agência de medicamentos dos EUA pede que pessoas parem de tomar ivermectina: "Você não é cavalo"
A agência norte-americana encarregada de avaliar medicamentos, a Anvisa dos EUA, rejeita fortemente medicamento divulgado por Bolsonaro
A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos ( equivalente à Anvisa no Brasil), fez um alerta neste sábado (21/8), contra o uso de ivermectina no tratamento preventivo contra a Covid-19.
"Você não é um cavalo. Você não é uma vaca. Sério, pessoal, parem com isso", afirmou a FDA na publicação, trazendo um material da agência publicado em maio deste ano, intitulado de "Por que você não deve usar ivermectina para tratar ou prevenir Covid-19".
You are not a horse. You are not a cow. Seriously, y'all. Stop it. https://t.co/TWb75xYEY4
— U.S. FDA (@US_FDA) August 21, 2021
A agência explica que o medicamento não é um antiviral (ou seja, não serve para tratamento de vírus) e que tomar grandes doses é perigoso e pode causar sérios danos para o paciente.
“Há muita desinformação por aí, e você deve ter ouvido que não há problema em tomar grandes doses de ivermectina. Isso está errado”, diz a agência. “Enquanto isso, maneiras eficazes de limitar a propagação da Covid-19 continuam a ser usar sua máscara, ficar a pelo menos 6 pés de outras pessoas que não moram com você, lavar as mãos com frequência e evitar multidões“, explica o texto.
A ivermectina é usada para tratar vermes parasitas no intestino, além de piolhos e algumas doenças na pele. O medicamento também é usado em animais para prevenir dirofilariose (verme do coração) e certos parasitas internos e externos. No Brasil, o remédio foi amplamente divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para tratar a doença, apesar de não haver comprovação científica nesse sentido.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.