Brasil pode ser afetado por terremoto que atingiu Japão e Rússia?
Especialista do Laboratório Sismológico da UFRN esclarece se o Brasil pode ser afetado pelo terremoto que atingiu o Japão e a Rússia
Por Dinaldo dos Santos.
O Brasil pode ser afetado pelo terremoto que atingiu o Japão e a Rússia, nesta quarta-feira (30)? A dúvida deve estar na mente de alguns brasileiros, preocupados com os impactos que podem ser gerados no país.
+ Terremoto de magnitude 8,8 provoca tsunami e atinge Japão e Rússia
+ Veja destruição causada por terremoto e tsunami na Rússia e Japão
Felizmente, não há motivos para relacionar preocupação em território brasileiro, baseado neste evento. O Aratu On obteve a confirmação ao conversar com um especialista do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Segundo o geofísico e sismólogo, Eduardo Alexandre Menezes, o evento não tem efeito na costa brasileira. "Onde aconteceu é uma área conhecida de grandes terremotos, sem qualquer relação com o nosso território", garantiu.
O especialista explicou que Japão e Rússia estão nem uma região altamente sísmica e, embora a onda tenha uma alta propagação, a energia se dissipa e a distância impede que tremores atinjam o Brasil.
+ Terra treme e vibra chão de casas em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica
O sismólogo disse, ainda, que um tsunami gerado por terremoto naquela área geográfica, afeta apenas as regiões banhadas pelo Oceano Pacífico. O Brasil está voltado para o Oceano Atlântico, logo não há qualquer risco.
O terremoto de magnitude 8,8, que atingiu o Pacífico, é o mais forte no mundo desde o de 2011, que causou o desastre nuclear de Fukushima, e atingiu a península de Kamchatka, na Rússia. O evento gerou um tsunami que atingiu o território russo e o Japão com ondas de 3 a 4 metros.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).