João Fonseca luta em quadra, mas dá adeus ao Masters 1000 de Paris
Recém-campeão do ATP 500 da Basileia, João Fonseca dá adeus ao Masters 1000 de Paris
Por Dinaldo dos Santos.
O tenista brasileiro João Fonseca deu adeus, nesta quarta-feira (29), ao Masters 1000 de Paris, após ser derrotado por 2 sets a 1 pelo russo Karen Khachanov — parciais de 6/1, 3/6 e 6/3 — na segunda rodada do torneio.

O carioca de 19 anos, atualmente 28º do ranking mundial, começou em desvantagem, sendo dominado no primeiro set. No entanto, reagiu na sequência, mostrando firmeza e aproveitando erros do adversário para empatar o jogo.
No terceiro e decisivo set, porém, prevaleceu a experiência de Khachanov, 14º do mundo, que confirmou a vitória. O russo enfrentará o australiano Alex de Minaur nas oitavas de final.
A smash to conclude 💥#RolexParisMasters pic.twitter.com/pkEjhp9x5N
— ROLEX PARIS MASTERS (@RolexPMasters) October 29, 2025
Recém-campeão do ATP 500 da Basileia, na Suíça, no último domingo (26), Fonseca chegou ao torneio francês em ritmo intenso, após seis jogos consecutivos. Foram cinco vitórias na campanha do título na Basileia e apenas um dia de descanso antes de estrear em Paris, onde venceu o canadense Denis Shapovalov (24º), também por 2 sets a 1.
Khachanov, por sua vez, teve uma estreia tranquila em Paris, superando o norte-americano Ethan Quinn por duplo 6/1 na última segunda-feira (27). O russo vinha de eliminação precoce no ATP 500 de Viena, tendo jogado apenas uma partida na semana anterior.
Mesmo com a eliminação, Fonseca mantém uma boa temporada e já mira o ATP 250 de Atenas (Grécia), que começa na próxima segunda-feira (3 de novembro), onde tentará conquistar o terceiro título de 2025 — ele também foi campeão do ATP 250 de Buenos Aires.
Mas qual a diferença e importância desses torneios?
Você sabe qual a importância do título conquistado por João Fonseca na ATP? Com a conquista, João Fonseca tenista brasileiro que já vem fazendo história, o atleta acumulou pontos e ocupa a 19º posição mundial masculinas desde o título de Gustavo Kuerten no Masters 1.000 de Cincinnati, em agosto de 2001. Na época, Fonseca nem havia nascido.
O tênis profissional masculino é regido por um extenso e competitivo calendário de torneios, conhecido como ATP Tour, que reúne as principais competições da modalidade ao redor do mundo. Organizado pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), o circuito é dividido em diferentes categorias, cada uma com seu peso em premiação e pontuação no ranking mundial.
Os torneios ATP 500 e ATP 250 fazem parte do calendário das disputas de tênis profissional. Os primeiros concedem 500 pontos ao campeão e são eventos de grande relevância, como o Rio Open, o Barcelona Open e o ATP de Dubai. Um exemplo recente é o brasileiro João Fonseca, que venceu o ATP 500 de Basileia, marcando um importante passo em sua jovem carreira.
Já os ATP 250 oferecem 250 pontos e são fundamentais para jogadores em ascensão. Servem como oportunidade para somar pontos e conquistar espaço entre os melhores do mundo.
LEIA MAIS: Vitória segue preparação para jogo contra o Cruzeiro, no Mineirão
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).