João Fonseca faz história e conquista título do ATP 500 da Basileia
Com a vitória sobre o número 18 do ranking mundial, Fonseca se torna o primeiro brasileiro a conquistar um torneio masculino deste nível em simples, marcando o maior título de sua carreira aos 19 anos.
Por Rosana Bomfim.
O tenista João Fonseca fez história neste domingo ao vencer o espanhol Alejandro Davidovich Fokina por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4 e conquistar o título do ATP 500 da Basileia. Com a vitória sobre o número 18 do ranking mundial, Fonseca se torna o maior a conquistar um torneio masculino deste nível em simples, marcando o maior título de sua carreira aos 19 anos.

Com um jogo sólido e consistente, Fonseca quebrou o saque do espanhol diversas vezes, sem dar chances ao adversário. Davidovich Fokina só conseguiu confirmar o serviço no segundo set, enquanto o brasileiro quase não foi quebrado, mostrando confiança, maturidade e controle em quadra.
“É um momento histórico para mim e para o tênis brasileiro. Estou muito feliz com a minha evolução e por conquistar um título tão importante”, disse Fonseca após a vitória.
Esta conquista também marca um salto significativo no ranking do jovem carioca. Após iniciar o ano na 145ª posição, Fonseca chegou à final na Suíça ocupando o 34º lugar, e agora deve entrar no top 30, assumindo a 28ª posição da ATP.
Trajetória de João Fonseca na Basileia
O caminho para o título não foi fácil, mas Fonseca mostrou consistência em todas as fases do torneio:
-
Estreia: Venceu o francês Giovanni Mpetshi Perricard, então campeão do torneio, por 2 sets a 0 (7/6 e 6/3).
-
Oitavas de final: Avançou sem jogar após o tcheco Jakub Mensik abandonar a partida por lesão.
-
Quartas de final: Superou o canadense Denis Shapovalov, que desistiu na reta final do jogo.
-
Semifinais: Derrotou o espanhol Jaume Munar por 2 sets a 0 (7/6 e 7/5).
-
Final: Bateu Alejandro Davidovich Fokina por 6/3 e 6/4.
A conquista de João Fonseca é a maior do tênis brasileiro em simples masculinas desde o título de Gustavo Kuerten no Masters 1.000 de Cincinnati, em agosto de 2001. Na época, Fonseca nem havia nascido.
O jovem de 19 anos se tornou o primeiro brasileiro a alcançar uma final de ATP 500 desde a criação da categoria, em 2009. Além disso, ele foi o quinto jogador mais jovem do mundo a disputar uma decisão desse nível e o segundo mais jovem campeão da Basileia, ficando atrás apenas do americano Jim Courier, vencedor em 1989.
Com apenas 19 anos, João Fonseca demonstra que está pronto para se firmar entre os principais nomes do tênis mundial, trazendo nova esperança e orgulho para o esporte brasileiro.
LEIA MAIS: Novo nº 1 do Brasil, João Fonseca é o mais jovem tenista do top 100
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).