Itacoatiara Big Wave: campeonato de surfe com ondas grandes acontece no Rio
O 7º Itacoatiara Big Wave (IBW), campeonato de ondas grandes de nível internacional, acontece na praia de Itacoatiara, em Niterói
Por Dinaldo dos Santos.
O 7º Itacoatiara Big Wave (IBW), campeonato de ondas grandes de nível internacional, na praia de Itacoatiara, em Niterói, no Rio de Janeiro, será realizado neste domingo (17), a partir das 7h.
+ Tubarão arranca perna de surfista de 61 anos em praia no Havaí
A competição, segundo publicou a Agência Brasil, será disputada na modalidade Tow In, na qual o atleta é rebocado até a onda por jet-ski.
Entre os atletas convidados para esta edição estão Pedro Scooby, Lucas Chumbo, Gabriel Sampaio, Michaela Fregonese e Michelle des Bouillons.
+ 'Nunca experimentei um baseado', diz Gabriel Medina em entrevista; vídeo
“Niterói tem vocação natural para o esporte, especialmente em modalidades ligadas ao mar e à natureza. O Itacoatiara Big Wave consolida a cidade como um dos principais palcos do surfe de ondas grandes no Brasil e no mundo. O certame movimenta a economia, atrai visitantes e reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o incentivo à prática esportiva como instrumento de inclusão e qualidade de vida”, disse o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Itacoatiara Big Wave: como será?
Os atletas, conforme a publicação da AB, disputarão a competição em dupla, surfista e piloto, nas categorias Times Masculinos e Times Mulher-Homem. Na categoria masculina, os atletas se revezam entre a prancha e o jet-ski. Já na categoria Mulher-Homem, estará em jogo a performance feminina sobre as ondas enquanto caberá ao parceiro pilotar o jet-ski.
+ Surfista é resgatado por bombeiros após ficar à deriva por quatro horas
A premiação total é de R$ 96 mil. “A expectativa é de um dia perfeito para um campeonato de surfe. Previsão de ondas altas, ventos favoráveis e temperatura agradável. Ingredientes espetaculares para fazer do Itacoatiara Big Wave 2025 um sucesso ainda maior que os anteriores”, afirmou Alexey Wanick, diretor-executivo do IBW.
LEIA MAIS: Vapes podem abrigar fungos ligados a doenças pulmonares, diz estudo
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).