Corrida do Pepe 2025: saúde, solidariedade e esporte em Salvador

Com apoio da TV Aratu, terceira edição do evento alia desafio, bem-estar e ação social no dia 30 de novembro

Por Da redação.

O Almacen Pepe lança oficialmente a terceira edição da Corrida do Pepe nesta terça-feira (23), às 8h, em um café da manhã na unidade do Horto Florestal. O evento, que se consolidou como um dos mais aguardados no calendário esportivo de Salvador, promete reunir corredores de todas as idades e níveis de habilidade no dia 30 de novembro. A iniciativa tem o apoio da TV Aratu.

Com largada prevista para as 6h, no Horto Florestal, a prova oferece percursos de 5 km e 7 km. Além do desafio esportivo, a corrida tem um forte caráter social: na retirada do kit, cada participante deverá doar 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições de caridade.

Corrida Do Pepe 2025 Saúde, Solidariedade E Esporte Em Salvador

Os participantes contarão com uma infraestrutura completa, incluindo guarda-volumes, massagens, ativações de marcas parceiras, DJ, show musical e um espaço kids. No pós-prova, um buffet de café da manhã premium estará disponível para os atletas. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com medalhas e vouchers de compras para usar nas lojas do Almacen Pepe.

Corrida de rua. Foto: Max Haack/Arquivo Secom

Exercício de 1 minuto feito por astronautas ajuda a reduzir dores no joelho

Missões espaciais de longa duração exigem rotinas rígidas de exercícios para evitar os efeitos da baixa gravidade. A falta de movimento pode acelerar a degradação da cartilagem nas articulações, especialmente nos joelhos e quadris.

Pesquisadores da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, inspirados em programas da NASA, sugerem que saltos curtos e rápidos podem fortalecer cartilagens e ossos. De acordo com o estudo, publicado na revista npj Microgravity, um exercício de apenas um minuto, três vezes por semana, poderia ajudar astronautas a proteger as articulações dos joelhos contra dores e desgastes.

Obesidade infantil supera desnutrição pela primeira vez, aponta Unicef

A prática de atividades físicas, a exemplo da corrida, ainda ajuda na manutenção da saúde. O número de crianças e adolescentes com excesso de peso ultrapassou, pela primeira vez, o de jovens em situação de desnutrição. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estimam que 391 milhões de pessoas estejam acima do peso, das quais 188 milhões vivem com obesidade.

Sente dores no joelho? Você pode estar andando da forma errada

No entanto, na hora de 'balançar o esqueleto', é importante a atenção para questões como dores no joelho.

Um estudo publicado no The Lancet Rheumatology sugere que pequenas alterações na forma de andar podem reduzir a dor e retardar a progressão da osteoartrite no joelho. A doença, que desgasta a cartilagem das articulações, afeta quase um quarto das pessoas acima dos 40 anos e, até então, era tratada apenas com analgésicos ou, em casos graves, com cirurgia de substituição da articulação.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.