Brasileiro Yago Dora é o novo campeão mundial de surfe
O brasileiro Yago Dora superou o norte-americano Griffin Colapinto em Cloudbreak, Fiji, e conquistou seu primeiro título mundial
Por Dinaldo dos Santos.
O brasileiro Yago Dora é o novo campeão mundial de surfe. Líder da temporada regular, ele bastava vencer a primeira bateria da grande decisão para garantir o título, e foi o que ele fez.
+ 'Nunca experimentei um baseado', diz Gabriel Medina em entrevista; vídeo
Dora superou Griffin Colapinto em Cloudbreak, Fiji, e conquistou seu primeiro título mundial. Para sagrar-se campeão, o brasileiro precisou responder às manobras bem executadas do seu oponente.
+ Tubarão arranca perna de surfista de 61 anos em praia no Havaí
Colapinto começou abrindo 5,17 pontos. Yago, em seguida, escolheu excelente onda, executou manobra arriscada, somando 7,33 pontos.
Logo depois, o norte-americano buscou reação e encontrou um tubo raro, completou a onda com precisão, fazendo 6,33. Contudo, não foi suficiente para superar Yago, que pegou uma uma onda maior, e com excelente performance, conquistou a nota 8,33, selando o título mundial.
+ Surfista baiano de 12 anos conquista etapa do Circuito Brasileiro Sub-18
Exausto, Griffin não pôde superar o ritmo físico e técnico de Yago, sendo derrotado por 15,66 a 12,33. Assim, o brasileiro foi campeão sem precisar de uma disputa melhor de três. Ele se junta a Gabriel Medina (2021), Filipe Toledo (2022 e 2023) e John John Florence (2024) no seleto grupo de campeões mundiais.
LEIA MAIS: Copa do Nordeste: Quem é o Confiança, adversário do Bahia na final
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).