Copa do Nordeste: Quem é o Confiança, adversário do Bahia na final
Confiança chega à primeira final da história na Copa do Nordeste e enfrenta o tetracampeão Bahia em duelo regional
Por Lucas Pereira.
A Copa do Nordeste chega à final com um confronto inédito entre equipes de estados vizinhos — Bahia e Sergipe vão protagonizar em duas partidas o duelo pela taça da Lampions League. De um lado, o tetracampeão e favorito Bahia vai pegar o Confiança, clube que chega à primeira final e busca fazer história. Conheça um pouco mais sobre a história do Dragão Proletário.

Quem é o Confiança?
Criado em 1º de maio de 1936, a Associação Desportiva Confiança nasceu com times de basquete e vôlei, ganhando uma equipe de futebol somente em 1949. No primeiro ano da equipe de futebol, o Dragão fez somente amistosos, passando a disputar o estadual em 1950, mas sem poder terminar a campanha devido a problemas com a antiga Lei do Estágio. Em 51, com tudo regularizado com os atletas, o Confiança ganhou sem primeiro título sergipano, após golear o Passagem de Neópolis por 7x1 na final.
Em 1955, 19 anos após a fundação, também em 1º de maio, o empresário Joaquim Sabino Ribeiro Chaves, padrinho do time, construiu o estádio do, o Sabino Ribeiro. No primeiro clássico no estádio, o Confiança arrasou o Sergipe ao vencer por 6x1. A situação do time começou a ficar turbulenta nesse estadual: depois de vencer o Sergipe por 3x1 no antigo estádio Adolpho Rollemberg, a FSD (atual Federação Sergipana de Futebol), marcou o segundo jogo no mesmo estádio, algo que desagradou à diretoria do clube, que se desfiliou e acabou fechando as portas pouco depois.
+Copa do Nordeste: finalistas em 2025, Bahia já venceu o Confiança por 10 a 2
Os proletários da empresa de Joaquim Ribeiro e demais torcedores fizeram um grande protesto e conseguiram que o time fosse reaberto, mas sem a participação do empresário. Em 1957, o Confiança voltou à ativa e no primeiro amistoso disputado meteu 3x1 no Bonsucesso, do Rio de Janeiro.
Na década de 60, considerada por muitos como a época de ouro do clube, o time conquistou o bicampeonato estadual em 1962/63; sagrou-se vice-campeão da Zona Nordeste da Taça Brasil em 1964; campeão estadual e da Taça São Francisco em 1965 e campeão invicto em 1968. Vale destacar as brilhantes campanhas nas Taças Brasil de 63 e 64 e também as vitórias sobre os principais times do nordeste e até Bangu, na época campeão carioca.
A partir da década de 80, o Confiança perdeu prestígio nacional e passou a disputar divisões inferiores e nos anos 90 enfrentou sua pior seca de títulos. No ano 2000, a equipe quase volta conquistar o estadual, mas um novo problema com a Federação de Futebol rendeu um imbróglio judicial. A Polícia Militar vetou o estádio Sabino Ribeiro (que havia recebido mais de 20 jogos naquela temporada). Mesmo assim, o Confiança entrou em campo sem a presença do rival. A FSF remarcou a partida para um estádio neutro, e dessa vez o Confiança não compareceu. O caso segue na Justiça; com o Sergipe vencendo no TJD e o Confiança vencendo no STJD.
Em 2001 e 2002, o Confiança voltou a ser bicampeão estadual, da mesma forma entre 2008/09, 2014/15 e também nas duas últimas edições do Sergipano, em 2024 e 2025.
O time é o segundo maior vencedor do campeonato, com 23 títulos. Atualmente, o time disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, onde ficou na 9ª posição, um ponto atrás do Floresta, último time na zona de classificação para a segunda fase do torneio.
Confiança na Copa do Nordeste
Após ficar de fora das edições entre 2022 e 2024, o Confiança voltou a disputar a Copa da Nordeste em 2025, fazendo uma campanha interessante neste ano. Classificado em 4º lugar no Grupo B, o mesmo do Bahia, o Dragão fez 3 vitórias, dois empates e 2 derrotas na primeira fase.
Nas quartas de final, venceu o Vitória, em pleno Barradão, por 1x0 e garantiu a vaga na decisão após superar o CSA, também pelo placar mínimo. Ao longo dos nove jogos foram 10 gols marcados e outros cinco sofridos.
+Vitória perde para o Confiança e está eliminado da Copa do Nordeste
Inclusive, são cinco partidas sem ter a defesa vazada na competição.
Em 2020, o Dragão de Aracaju havia feito a sua melhor campanha da história até então, quando chegou na semifinal. A vaga na decisão não veio por causa do Bahia, que venceu o clube sergipano por 1x0, adiando o sonho de disputar uma final da Lampions League.
+Copa do Nordeste: Histórico de Bahia e Confiança mostra domínio Tricolor
Os destaques do elenco Azulino nesta temporada, sob o comando de Luisinho Vieira, são Neto Oliveira, artilheiro do time na Copa do Nordeste com 4 gols e Breiner Camilo, com dois tentos anotados. Além deles, outro destaque era o goleiro Felipe, titular do time na Série C. Porém, o arqueiro teve seu contrato encerrado no último dia 30 de agosto e, após não chegar a acordos com o clube, não vai jogar mais pelo time nas finais do Nordestão.
Confiança e Bahia — Final da Copa do Nordeste
Mandante do primeiro jogo na final, o Confiança receberá o Bahia no Estádio Estadual Lourival Baptista, a Arena Batistão. A partir das 21h30, a bola vai rolar e você vai conferir todos os detalhes do jogo diretamente na transmissão da TV Aratu e do Aratu On!
A partida de volta será na Arena Fonte Nova, em Salvador. Quem vencer os jogos garante o título da edição 2025 da Copa do Nordeste.
+Após ser goleado, Bahia vira a chave e foca na final da Copa do Nordeste
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).