PSB oficializa indicação de Alckmin para vice de Lula; "ninguém tem mais experiência em ser vice"
"Você me chama de companheiro Lula e eu eu chamo você de companheiro Alckmin", disse o petista ao novo aliado.
O PSB indicou formalmente ao PT o nome do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), para compor a chapa de Lula (PT) como candidato a vice-presidente nas eleições 2022. A indicação foi feita em reunião com os presidentes dos dois partidos, nesta sexta (8/4).
Em discurso ao lado de Alckmin, Lula enalteceu a experiência de ambos. "Nós vamos precisar da minha experiência e da experiência do Alckmin para reconstruir o país, conversando com toda a sociedade brasileira", prometeu. As informações são da Folha de São Paulo.
Em outro momento, ele destacou a carreira política do novo aliado. "Ninguém tem mais experiência em ser vice do que o Alckmin, ele foi vice do Mario Covas, um companheiro turrão", lembrou.
RIVAIS
O candidato também falou sobre a relação dos dois, que foram rivais políticos por muito tempo. "Estamos dando demonstração muito forte ao Brasil", começou. "Feliz era esse Breasil quando a polarização se dava entre PSDB e PT", cravou.
"É plenamente possível duas forças com projetos diferentes, mas com princípios iguais, se juntarem em um momento de necessidade do povo. [...] Temos que provar à sociedade brasileira que o Brasil está precisando de amor e não de ódio", disse o petista.
Em diversos momentos, Lula alfinetou o presidente Jair Bolsonaro (PL), seu maior rival nas pesquisas. "Essa chapa, se for formalizada, não é só para disputar as eleições. Talvez ganhar seja mais fácil do que a tarefa pela frente de recuperar esse país", completou Lula, ressaltando que irá se "dedicar de corpo e alma".
COMPANHEIROS
Depois de ser chamado de "senhor" por Alckmin, Lula disse que ambos são "companheiros". "Daqui pra frente, você não pode mais ser tratado de ex-governador e eu não posso ser tratado de ex-presidente. Você me chama de companheiro Lula e eu eu chamo você de companheiro Alckmin", decidiu.
A confirmação do nome do paulista só acontecerá se o PT aceitar a sugestão de vice, o que Lula já da como certa. "Este dia para mim é importante. Alckmin, eu tenho certeza que o Partido dos Trabalhadores irá aprovar o seu nome como candidato a vice. Você será recebido como um velho companheiro dentro do nosso Partido dos Trabalhadores".
Da parte do PT, além de Lula e da presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, participam os deputados federais José Guimarães (CE), Paulo Teixeira (SP) e Reginaldo Lopes (MG); o senador Paulo Rocha (PA); o deputado estadual Emidio de Souza; o secretário de comunicação do PT, Jilmar Tatto; e o presidente da fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante.
A comitiva do PSB inclui Alckmin; o presidente da sigla, Carlos Siqueira; o ex-governador Márcio França; os deputados federais Danilo Cabral (PE) e Alessandro Molon (RJ); o prefeito João Campos; o deputado estadual Caio França; e o ex-prefeito Jonas Donizette.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.