Política

Geraldo Junior não consegue instalar comissões na Câmara após 'boicote' dos governistas

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Junior (MDB), não tem conseguido instalar as comissões permanentes da Casa Legislativa

Por João Brandão

Geraldo Junior não consegue instalar comissões na Câmara após 'boicote' dos governistasDivulgação

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Junior (MDB), não tem conseguido instalar as comissões permanentes da Casa Legislativa. Isso porque a bancada de governo da CMS orientou os vereadores da base a não comparecerem às reuniões, e os resultados já foram sentidos.


Conforme publicação no Diário Oficial do Legislativo municipal desta quinta-feira (28/04), mais duas comissões não foram instaladas por falta de quórum. Apesar de ter essa orientação da bancada governista, o vereador Palhinha (União Brasil) compareceu à reunião para instalar a comissão de Reparação, mas no entanto o colegiado não foi formado. Além de Palhinha, marcaram presenças Suíca (PT) e Laina (PSOL). O edil do UB não assinou a ata. Outra comissão que também não foi instalada foi a de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais. Apenas Helio Ferreira (PCdoB) marcou presença. 


Uma das mais importantes comissões do Legislativo municipal, por exemplo, não foi instalada nesta segunda-feira (25/04) por falta de quórum. Apenas os oposicionistas Marta Rodrigues (PT) e Silvio Humberto (PSB) compareceram na sala das comissões. Com isso, o colegiado não foi instalado.


AÇÃO


O grupo governista tenta reunir 30 assinaturas de vereadores em um documento contra Geraldo Junior. O documento, conforme apurado pelo Aratu On, é para iniciar uma ação de proporcionalidade na Justiça, visto que vão reunir 2/3 da Casa. A ideia é invalidar as decisões de Geraldo Junior na composição das comissões. Segundo os governistas, o emedebista teria ignorado o Regimento Interno e decidido os nomes de forma monocrática, sem respeitar os ritos da Casa. Inclusive, conforme a acusação, uma comissão teria sido instalada sem o quórum suficiente.


LEIA MAISGeraldo Junior reconduz Edvaldo Brito, Suíca e Ireuda para presidências de novas comissões


O clima entre o presidente da CMS e os vereadores governistas começou a ficar complicado na sessão que reelegeu o emedebista para um mandato a ser iniciado em 2023. Geraldo Junior publicou a convocação para eleição horas antes, pegou diversos edis de surpresa e quis que a votação fosse feita por aclamação. No dia seguinte, Geraldo Junior, até então integrante da base de Bruno, anunciou que seria o candidato a vice-governador na chapa de Jerônimo Rodrigues (PT), principal rival do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). A movimentação pegou ainda mais a bancada de surpresa.


Por último, Geraldo Junior mudou todas as comissões permanentes da Casa, e colocou diversos vereadores oposicionistas a ACM Neto nas presidências dos colegiados, com exceção de alguns nomes.


‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.