Base de Bruno Reis na Câmara orienta vereadores a não irem a posses de comissões
A base do prefeito de Salvador, Bruno Reis, na Câmara Municipal, tem orientado aos vereadores a não irem às posses das comissões permanentes
A base do prefeito de Salvador, Bruno Reis, na Câmara Municipal, tem orientado aos vereadores a não irem às posses das comissões permanentes. Os edis devem entrar com um ação de proporcionalidade na Justiça após o presidente da Casa, Geraldo Junior, indicar composições e presidências ignorando o regimento interno, segundo eles.
Uma das mais importantes comissões do Legislativo municipal, por exemplo, não foi instalada nesta segunda-feira (25/04) por falta de quórum. Apenas os oposicionistas Marta Rodrigues (PT) e Silvio Humberto (PSB) compareceram na sala das comissões. Com isso, o colegiado não foi instalado.
O grupo governista tenta reunir 30 assinaturas de vereadores em um documento contra o presidente da Casa, Geraldo Junior (MDB). O documento, conforme apurado pelo Aratu On, é para iniciar uma ação de proporcionalidade na Justiça, visto que vão reunir 2/3 da Casa. A ideia é invalidar as decisões de Geraldo Junior na composição das comissões. Segundo os governistas, o emedebista teria ignorado o Regimento Interno e decidido os nomes de forma monocrática, sem respeitar os ritos da Casa. Inclusive, conforme a acusação, uma comissão teria sido instalada sem o quórum suficiente.
LEIA MAIS: Geraldo Junior reconduz Edvaldo Brito, Suíca e Ireuda para presidências de novas comissões
O clima entre o presidente da CMS e os vereadores governistas começou a ficar complicado na sessão que reelegeu o emedebista para um mandato a ser iniciado em 2023. Geraldo Junior publicou a convocação para eleição horas antes, pegou diversos edis de surpresa e quis que a votação fosse feita por aclamação. No dia seguinte, Geraldo Junior, até então integrante da base de Bruno, anunciou que seria o candidato a vice-governador na chapa de Jerônimo Rodrigues (PT), principal rival do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). A movimentação pegou ainda mais a bancada de surpresa.
Por último, Geraldo Junior mudou todas as comissões permanentes da Casa, e colocou diversos vereadores oposicionistas a ACM Neto nas presidências dos colegiados, com exceção de alguns nomes.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!