Geral

Maioria do STF vota para Censo acontecer apenas em 2022

Ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Dias Toffoli e Gilmar Mendes votaram contra o relator.

Por Da Redação

Maioria do STF vota para Censo acontecer apenas em 2022divulgação/IBGE

Ao menos seis ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o que configura maioria, decidiram nesta sexta-feira (14/5) a favor de dar mais tempo para que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adote as medidas necessárias para a realização do Censo. Com a decisão, o levantamento deixará oficialmente de ser executado em 2021 para ser realizado apenas em 2022.


LEIA MAIS: Censo 2021 do IBGE é cancelado por falta de verbas; orçamento foi reduzido em 96%


LEIA MAIS: Mesmo após cancelamento, novo presidente do IBGE diz que "está preparado para realizar censo este ano" 


A discussão do tema está ocorrendo no plenário virtual da Corte e o julgamento está previsto para ser encerrado às 23h59 desta sexta-feira. Segundo o jornal Estadão, os ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Rosa Weber e Dias Toffoli acompanharam a divergência aberta pelo ministro Gilmar Mendes, no sentido de esticar o prazo para o governo esticar o prazo de início da pesquisa. O relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, havia determinado no mês passado a realização de todas as medidas voltadas à realização do Censo de 2021.


Os decanos apontaram que o próprio IBGE, responsável pelo Censo, informou que os atrasos na fase de preparação já não permitem iniciar a coleta de dados nos próximos meses. A ação foi movida pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), alegando que, sem a pesquisa, a série histórica dos indicadores sobre raça, gênero, habitação e concentração de renda será comprometida, o que deve impactar a definição de políticas públicas que usam como base essas estatísticas.


COLUNISTAS ON: Diego Oliveira | 'Censo sem consenso'


LEIA TAMBÉM: Caso Cátia Raulino: Justiça concede liberdade provisória à falsa advogada


Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.