AO VIVO Últimas Notícias
01/12/2021 13h23 | Atualizado em 01/12/2021 13h26

Vereador de Salvador propõe Comenda Maria Quitéria à meio-campista Formiga

A honraria é uma homenagem da Câmara, que reconhece o trabalho de mulheres que se destacam em atividades em benefício da cidade de Salvador e do estado da Bahia

Vereador de Salvador propõe Comenda Maria Quitéria à meio-campista Formiga Foto: Thais Magalhães/CBF
Da Redação

O vereador Suíca (PT) propôs nesta quarta-feira (1/12) que a meio-campista Formiga, 43 anos, receba a Comenda Maria Quitéria, uma das honrarias mais importantes em Salvador. 

A proposição se deu após a aposentadoria da jogadora da Seleção Brasileira, cuja camisa ela vestiu durante 26 anos, sendo a recordista em número de jogos – entre os times masculino e feminino –, com 233 partidas.

Ela também é a jogadora que mais disputou Copas do Mundo, tendo atuado em sete edições – o mesmo número de participações em Jogos Olímpicos. 

“Essa história de luta precisa ser lembrada diariamente. Mulher negra e que disputou sete copas com a camisa da seleção do seu país. Foi duas vezes vice-campeã olímpica e uma vez vice-campeã mundial de futebol feminino. Merece aplausos pelos serviços prestados e vamos lutar para que ela seja uma das homenageadas com a Comenda Maria Quitéria. Sabemos das dificuldades que ela enfrentou para chegar onde está. A Câmara tem o dever cívico de honrar essa trajetória de vida e homenagear ‘Formiga’”, disse o parlamentar.

Mesmo com a aposentadoria da Seleção, Formiga segue atuando profissionalmente. Atualmente, ela é jogadora do São Paulo. Na Bahia, o único time que ela atuou foi o São Francisco, em 2016. Em 2020, ela ainda jogou pelo time de fut7 do Vitória, pelas Superfinais da Ligada modalidade.

COMENDA MARIA QUITÉRIA

A honraria é uma homenagem da Câmara, que reconhece o trabalho de mulheres que se destacam em atividades em benefício da cidade de Salvador e do estado da Bahia.

O prêmio leva o nome de uma das figuras mais importantes da história baiana. Maria Quitéria foi uma das heroínas da independência da Bahia. Desde 2018, integra o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. 

LEIA MAIS: Vereadores de Salvador aprovam concessão da Medalha Thomé de Souza à campeã olímpica Ana Marcela Cunha

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação