Rotondano vê falhas no sistema prisional da Bahia, mas defende: ‘Não é o pior’

Novo presidente do TJ-BA fez coletiva de imprensa; Rotondano vê falhas no sistema prisional da Bahia, mas defende: ‘Não é o pior’

Por, Matheus Caldas e João Tramm.

O presidente recém-empossado do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador José Rotondano, realizou café da manhã com a imprensa nesta terça-feira (10). Rotondano vê falhas no sistema prisional da Bahia, mas defende: "Não é o pior".

Segundo Rotondano, apesar das falhas estruturais e das violações de direitos ainda existentes, o sistema prisional baiano apresenta avanços quando comparado a outras realidades do Brasil e até do exterior.

Rotondano vê falhas no sistema prisional da Bahia, mas defende: ‘Não é o pior’; Foto: Matheus Caldas / Aratu On

Rotondano vê falhas no sistema prisional da Bahia, mas defende: ‘Não é o pior’

O presidente recém-empossado do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador José Rotondano, avaliou o sistema prisional do estado como problemático, mas afirmou que ele não figura entre os piores do país. 

“Eu conheço o sistema prisional brasileiro. Se eu disser que o sistema prisional baiano é bom? Não, ele é ruim. Mas, levando em consideração o que eu vi nesse país e fora dele, posso garantir que, apesar das situações, ele não é o pior”, afirmou.

O presidente do TJ-BA reconheceu a existência de unidades superlotadas e a influência de facções criminosas, mas destacou que, mesmo diante da congestão, o sistema segue funcionando.

“Existem unidades com possibilidade de congestionamento. Os direitos são violados? Sim, são. Mas há cuidado, há gestão. Dentro dessas limitações, o sistema funciona”, disse.

Rotondano também ressaltou que os desafios relacionados ao tráfico de drogas, à violência e ao comando das facções exigem atuação conjunta do Poder Judiciário, do Executivo, das forças de segurança e da sociedade.

“Isso é um fato que precisa da atuação do Judiciário, do Executivo, da Polícia Militar, do Ministério Público, da Defensoria Pública, de todos nós”, pontuou.

Ao relatar sua experiência pessoal, o desembargador destacou que visitou diversas unidades prisionais da Bahia ao longo da carreira, inclusive quando atuou como corregedor, e observou iniciativas positivas dentro do sistema.

“Eu visitei várias unidades prisionais deste estado, tomei café em todas elas. Vi pessoas estudando, vi escola, educação, leitura e várias ações positivas. Há uma base que precisa ser reconhecida”, concluiu.

Cerimônia de Posse

A nova mesa diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foi empossada na última quinta-feira (5). Em cerimônia com presença de Ivete Sangalo e autoridades, José Rotondano tomou posse como presidente da Corte e passa a ser o novo presidente da instituição no biênio 26-28. 

Em entrevista, Ivete comentou a relação de longa data com o novo presidente do TJ-BA e destacou a integridade de Rotondano. Ele foi eleito em novembro de 2025.

Durante a cerimônia, Ivete conversou com o Aratu On e rebateu críticas sobre a música 'Vampirinha'. A artista ainda pediu votos para a música dela no Troféu Aratu Folia (vote aqui).

Também foram ao evento, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.