Rotondano diz que Judiciário baiano está blindado contra o crime organizado
Novo presidente do TJ-BA confia na ética dos magistrados: Rotondano diz que Judiciário baiano está blindado contra o crime organizado
Por, Matheus Caldas e João Tramm.
O recém-empossado presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) realizou, nesta terça-feira (10), um café da manhã com a imprensa. Em resposta ao Aratu On, Rotondano diz que Judiciário baiano está blindado contra o crime organizado.
Segundo ele, o Judiciário baiano possui mecanismos suficientes para se proteger de interferências do crime organizado, destacando o rigor dos concursos públicos e a investigação social dos candidatos como barreiras eficazes. Ainda em sua resposta, Rotondano defendeu a ética e integridade daqueles que compõe o Tribunal.

Ainda ao Aratu On, Rotondano admitiu falhas no sistema prisional da Bahia, mas defendeu: "Não é o pior".
Rotondano diz que Judiciário baiano está blindado contra o crime organizado
Questionado pelo Aratu On sobre a possibilidade de infiltração criminosa no sistema de Justiça — em referência a casos como o do deputado estadual Binho Galinha, investigado por envolvimento com milícia, e à presença de facções no Executivo, especialmente em prefeituras do interior — Rotondano foi enfático ao defender a integridade da magistratura.
“Nós somos concursados. Antes de ingressarmos no Judiciário, passamos por uma investigação social, uma pesquisa detalhada sobre a nossa vida. Tenho certeza de que, dentro do Judiciário, isso não acontecerá, nunca aconteceu e não vai acontecer, justamente pelo cuidado que existe nesse processo. A magistratura é composta por homens honrados”, afirmou nesta manhã.
O novo presidente do TJ-BA também ressaltou que confia plenamente na ética dos magistrados que compõem a Corte, mas garantiu que não hesitará em adotar medidas corretivas, caso sejam necessárias.
“Nós temos órgãos de controle do Poder Judiciário que são responsáveis por nos corrigir e nos orientar. Se for preciso atuar, atuaremos, sim, sem a menor dúvida. Mas eu tenho certeza de que não vamos precisar de absolutamente nada, porque o nosso Código de Ética da Magistratura já é suficiente para todos nós juízes da Bahia”, declarou logo após a posse, na última quinta (5).
Posse de Rotondano
A nova mesa diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foi empossada na última quinta-feira (5). Em cerimônia com presença de Ivete Sangalo e autoridades, José Rotondano tomou posse como presidente da Corte e passa a ser o novo presidente da instituição no biênio 26-28.
A cerimônia de posse de Rotondano contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), além de representantes do Legislativo estadual e municipal.
Durante o discurso, o presidente do TJ-BA assegurou que haverá uma convivência harmoniosa entre os Poderes na Bahia e afastou qualquer possibilidade de conflitos institucionais.
“Não haverá, nunca jamais, qualquer tipo de desavença. Quero buscar união, inclusive dentro do meu tribunal. Passamos por um momento difícil recentemente, mas hoje somos um só. E, entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário baiano, vocês só vão ouvir falar de relação amistosa, de chefe de poder para chefe de poder”, afirmou.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).