Moraes cobra PF por queixa de Bolsonaro sobre ar-condicionado
A defesa de Bolsonaro protocolou pedido para que o ruído contínuo do equipamento seja corrigido
Por Dinaldo dos Santos.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou, nesta segunda-feira (5), que a Superintendência Regional da Polícia Federal em Brasília apresente informações sobre a reclamação feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a respeito do barulho do sistema de ar-condicionado na unidade em que está preso.

O ministro estabeleceu prazo de cinco dias para a resposta. Na última sexta-feira (2/1), a defesa de Bolsonaro protocolou pedido para que o ruído contínuo do equipamento seja corrigido. De acordo com o relato anexado, o som permanece ativo 24 horas por dia, prejudica o descanso do ex-presidente e estaria afetando sua saúde.
“O ruído persiste sem interrupção, durante as 24 horas do dia, gerando ambiente incompatível com o repouso mínimo necessário à manutenção das condições físicas e psicológicas do custodiado, configurando situação que ultrapassa o mero desconforto e passa a caracterizar perturbação contínua à saúde e integridade do preso”, alegou a defesa.
Cirurgia de Bolsonaro
No último dia 15 de dezembro, a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro havia solicitado ao ministro Alexandre de Moraes, autorização para a realização de uma cirurgia considerada urgente. O pedido foi protocolado após exames médicos indicarem a necessidade de um procedimento de herniorrafia inguinal bilateral, além de intervenções complementares.

Segundo a defesa, o quadro de saúde atual do ex-presidente é incompatível com o cumprimento da pena em ambiente prisional. Por isso, os advogados também solicitaram que os novos laudos médicos sejam considerados como reforço ao pedido de "prisão domiciliar humanitária", que já havia sido apresentado anteriormente e ainda aguarda decisão do STF.
O ex-presidente cumpre pena atualmente na Superintendência da Polícia Federal (PF), após ser condenado a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado por tentativa de golpe de Estado.
LEIA MAIS: Irmão de Eliza Samudio diz acreditar que passaporte encontrado seja da modelo
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).