Médicos são indiciados por morte de menino de 5 anos na UPA de Itapuã

Mãe de Marcos Túlio falou sobre a morte do filho de 5 anos em entrevista à TV Aratu

Por Juana Castro.

Fonte: Com informações da repórter Lícia Fontenele, da TV Aratu

Três médicos foram indiciados pela morte de Marcos Túlio, de 5 anos, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itapuã, bairro mais populoso de Salvador. A criança faleceu em 28 de março deste ano e a novidade no caso foi divulgada nesta quarta-feira (17), com exclusividade, à TV Aratu.

Segundo o advogado da família de Marcos Túlio, André Costa, as duas pediatras que atenderam o menino foram indiciadas por homicídio culposo, "por inobservância de regra profissional". Uma delas, a segunda a atender a criança, também foi indiciada por falsidade ideológica, "por entender que uma informação contida no prontuário não representava a realidade dos fatos". Por fim, o diretor médico da UPA também foi indiciado por falsidade ideológica.

Marcos Túlio morreu em março deste ano na UPA de Itapuã | Foto: Arquivo pessoal

Relembre o caso: menino de 5 anos, Marcos Túlio morreu na UPA de Itapuã em março

A criança deu entrada na UPA em 27 de março, com vômito e febre, mas foi liberada no mesmo dia. No dia seguinte (28), retornou à unidade de saúde com o quadro de saúde agravado e não resistiu.

Em entrevista exclusiva ao programa Aratu Agora, da TV Aratu, nesta quarta-feira (17), a mãe de Marcos Túlio, Priscila, relembrou a dor da perda e reforçou o pedido por justiça. "Meu menino faria 6 anos agora, sábado passado [13 de setembro], e tudo o que ele mais queria era a festa do Batman, que não aconteceu", lamentou.

"Eu clamo por justiça. Venci a primeira batalha que era o inquérito da polícia civil, a investigação, e agora peço apoio da justiça, do ministério público. Acredito no Tribunal de Justiça para olhar para o meu caso", declarou Priscila.

"Eu perdi foi meu menino, uma criança alegre, feliz, cheia de sonhos. Hoje, eu só quero justiça. Acredito muito na nossa justiça, para que outras mães não passem pelo que estou passando".

Priscila, mãe de Marcos Túlio, falou sobre a morte do filho em entrevista à TV Aratu | Imagem: TV Aratu

O advogado André Costa informou que o inquérito foi remetido à Justiça e que o Ministério Público (MP-BA) foi notificado para se manifestar. 

Por meio de nota enviada ao Aratu On nesta quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que já adotou as medidas legais e administrativas cabíveis quanto ao ocorrido. "Ressaltamos que, por se tratar de procedimento em andamento, as informações seguem em caráter sigiloso, conforme prevê a legislação. A SMS reafirma seu compromisso com a transparência, a responsabilidade e o fortalecimento contínuo da qualidade da assistência prestada à população.", diz o comunicado.

Assista à entrevista completa no Aratu Agora desta quarta-feira (17):

Em tempo: UPA de Itapuã foi cenário de tentativa de feminicídio em agosto

Em agosto deste ano, a UPA de Itapuã também foi cenário de outra situação que repercutiu no noticiário: uma mulher foi esfaqueada dentro da unidade. O principal suspeito da tentativa de feminicídio é o ex-companheiro da vítima.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.