Assista ao vivo: Fux defende anulação de processo da trama golpista de 2022

Ministro do STF, Fux alega incompetência da Corte para julgar o caso

Por Da redação.

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) pela anulação do processo que apura a trama golpista de 2022. Segundo o magistrado, a Corte não tem competência para analisar e julgar o caso, já que nem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nem os outros sete réus possuem foro por prerrogativa de função.

Fux foi o primeiro a divergir do relator Alexandre de Moraes e do ministro Flávio Dino, que votaram na terça-feira (9) pela manutenção da análise do processo no STF. O julgamento ocorre na Primeira Turma, que ainda contará com os votos de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Ao justificar sua posição, Fux destacou que a jurisprudência sobre o tema era clara durante o período investigado. “Os fatos ocorreram entre 2020 e 2023. Naquele período a jurisprudência era pacífica, consolidada, inteligível que uma vez cessado o cargo a prerrogativa de foro deixaria de existir. Nesse caso, os réus perderam seus cargos muito antes”, disse.

Assista ao vivo

Para o ministro, manter o processo no STF desrespeita princípios fundamentais do direito. “Nós estamos diante de uma incompetência absoluta, que é impassível de ser desprezada como vício intrínseco ao processo”, afirmou.

Desde que a Corte decidiu tornar Bolsonaro réu, Fux tem demonstrado desconforto com pontos da investigação, como a delação de Mauro Cid, além de questões jurídicas levantadas no processo. Apesar disso, acompanhou todos os atos processuais até o julgamento atual.

Luiz Fux | Foto: Rosinei Coutinho/STF

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.