Vídeo mostra desabamento em mina no Congo que matou 32 pessoas

Vídeo registra o momento do desabamento que ocorreu em uma mina de cobalto no congo; acidente deixou cerca de 32 mortos no local

Por Laraelen Oliveira.

O desabamento em uma mina de cobalto, no Sul da República Democrática do Congo, deixou cerca de 32 garimpeiros mortos. O desmoronamento aconteceu devido à queda de uma ponte que delimitava a área de mineração em Kalando, na província de Lualaba.  As autoridades confirmaram o número de vítimas do acidente neste domingo (16). 

A República Democrática do Congo responde por mais de 70% da produção mundial de cobalto/Foto: Reprodução 

O Ministro Regional do Interior, Roy Kaumba Mayonde, afirmou o número total de mortos no local e explicou que as equipes de busca continuam os trabalhos de procura no local. 

O ministro esclareceu que o acesso estava interditado “devido às fortes chuvas e aos riscos de penetração”, mas que “garimpeiros irregulares forçaram a entrada” na pedreira. De acordo com Mayonde, a ponte cedeu no momento em que eles atravessavam.

Pânico durante o desabamento no Congo 

O relatório do Órgão de Governo de Assistência Técnica e Financeira às Cooperativas de Mineração (SAEMAPE), aponta que militares presente na região teriam provocado um movimento de pânico.

“Ao cair os garimpeiros se amontoaram uns sobre os outros, causando feridos e mortos”, descreve o documento. 

Embora grande parte do cobalto congolês seja extraída por operações industriais, estima-se que mais de 200 mil pessoas atuem em áreas de mineração ilegais/Reprodução 

O coordenador da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Arthur Kabulo, afirmou à AFP que mais de 10 mil garimpeiros trabalham em Kalando. Local foi suspenso neste domingo. 

Casos da internet: saiba de outros acontecimentos que ganharam repercussão nas redes sociais 

Uma agente penitenciária de 23 anos foi condenada por má conduta em cargo público após a Justiça britânica concluir que ela mantinha relacionamentos simultâneos com dois detentos de um presídio de segurança máxima na Ilha de Sheppey, em Kent, informou o jornal Daily Star.

O astrólogo francês Michel de Nostradamus (1503-1566), autor de Les Prophéties (1555), voltou a ganhar destaque após interpretações que apontam previsões de uma “catástrofe” para o final de 2025 do acordo com o History Channel.

Um cavalo invadiu um salão de beleza localizado em um bairro da zona norte de Teresina, capital do Piauí, e câmeras de segurança flagraram todo o incidente. Desgovernado, o animal entrou no espaço e só parou para se encarar no espelho da parede.

Leia também: Quem é Manu Cit? Influenciadora viraliza após suposta traição do noivo

Leia também: Filha de Brown fica surpresa após Dua Lipa decorar música: 'Nem eu sei'

Leia também: Por pouco! Motociclista 'salva' estudante de perder Enem em Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.