Prefeito de Londres prova comidas brasileiras e vídeo viraliza: ‘Horrível’
O prefeito de Londres viralizou nas redes após provar vários quitutes brasileiros, mas rejeitar o refrigerante de guaraná
Por Ananda Costa.
Durante passagem pelo Rio de Janeiro, onde participou da cúpula do C40, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, publicou um vídeo mostrando que experimentou algumas comidas e bebidas brasileiras. As imagens rapidamente viralizaram nas redes sociais.

Entre biscoito de polvilho, brigadeiro, pão de queijo e paçoca, todos aprovados por ele, Khan não conseguiu disfarçar a reação ao provar o refrigerante de guaraná zero: “É terrível. Desculpa, não consigo fingir”, disse.
Nos comentários, alguns internautas saíram em defesa do guaraná e sugeriram que ele não gostou porque a bebida estava quente, destacando que precisa ser consumida bem gelada. “O guaraná precisa estar frio pra você aproveitar. É um tesouro nacional ❤️”, escreveu uma usuária.
“Claramente o paladar britânico não foi projetado pra tamanha complexidade que é o guaraná. Guaraná é tipo sol: quem vem da Inglaterra estranha um pouco no começo 😅😂”, brincou outra internauta.
Guaraná baiano

A Bahia, em 2022, foi responsável por cerca de 64% de todo guaraná colhido no Brasil, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A safra da fruta alcançou a marca de 1.555 toneladas.
Os municípios de Taperoá e Ituberá, no baixo sul da Bahia, se destacam como os principais produtores da fruta, abastecendo tanto o mercado interno, quanto o internacional. O guaraná produzido no Estado é comercializado em pó ou em grãos para países como Alemanha, Itália, França e Estados Unidos.
Segundo a pesquisa de preços realizada pela Conab, o valor médio pago ao produtor de guaraná tipo 1 na Bahia, em agosto, situou-se em R$ 50/kg, apresentando aumento de 25% na comparação com o mês anterior e de 40,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Já para o tipo 2, o quilo estava cotado em R$ 45/kg em agosto.
LEIA MAIS:
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).