Furacão Erick toca o solo no México com 'ventos destruidores'; bebê morre
Furacão Erick devasta regiões do México, provoca inundações, destruição e causa morte de bebê
Por Laraelen Oliveira.
O furacão Erick, de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, atingiu com força devastadora a costa do Pacífico do México nesta quinta-feira (19/6), deixando um rastro de destruição nos estados mais vulneráveis, especialmente em Oaxaca. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o fenômeno climático provocou chuvas torrenciais, inundações, deslizamentos de terra e a morte trágica de um bebê de apenas 1 ano.
Erick tocou a terra no extremo oeste de Oaxaca, nas proximidades de Punta Maldonado, região que concentra comunidades costeiras com infraestrutura precária. As fortes rajadas de vento, que ultrapassaram os 190 km/h, destruíram casas, arrancaram árvores e danificaram sistemas de fornecimento de energia elétrica e água potável.
No estado de Oaxaca, um hospital público teve parte de sua estrutura comprometida, com o alagamento de salas e perda de equipamentos. Estradas e estações elétricas foram severamente danificadas, e dois deslizamentos de terra interditaram rodovias federais, isolando comunidades inteiras. Um homem ficou ferido ao ser atingido por destroços durante um deslizamento.
Mais de 200 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas às pressas e buscar refúgio em abrigos improvisados, como escolas e igrejas, na cidade de Santiago Pinotepa Nacional. Em Puerto Escondido, um dos principais pontos turísticos da região, a praia ficou coberta por lixo trazido pelas águas, principalmente garrafas plásticas e entulhos, acentuando ainda mais a crise ambiental.
O governo mexicano, em coordenação com a Defesa Civil e a Marinha, montou milhares de abrigos emergenciais, distribuiu suprimentos e decretou alerta vermelho nas áreas costeiras de Oaxaca, Guerrero e Chiapas. Equipes de resgate continuam em operação para localizar possíveis vítimas, prestar assistência médica e reestabelecer os serviços essenciais.
Especialistas alertam que o Erick pode ter impactos similares aos do furacão Otis, que atingiu o país em 2023 com categoria 5, devastando cidades inteiras em poucas horas. O aumento da frequência e intensidade desses eventos climáticos reacende o debate sobre os efeitos das mudanças climáticas e a necessidade urgente de investimento em infraestrutura resiliente, especialmente em regiões pobres e vulneráveis.
Organizações humanitárias já começaram a se mobilizar para arrecadar doações de alimentos, roupas e itens de higiene. O governo federal estuda decretar estado de emergência para liberar recursos extras às regiões mais afetadas.
Leia também: Tomou um susto com a Defesa Civil? Venha saber o porquê
Leia também: Vídeo: maior vulcão da Europa entra em erupção; turistas evacuam área
Leia também: Animais silvestres são soltos em área ambiental da Bracell na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).