Vídeo: Bombeiro embriagado é detido no interior da Bahia, reage à prisão e xinga policiais: "o senador conhece meu pai"
"Eu sou Jair Gramacho da Bahia. Eu fiz isso aqui, eu fiz a Bahia", diz ele.
A prisão de um bombeiro por seu colegas da Polícia Militar tem causado polêmica nas redes sociais. O homem, que se identifica como Jair Gramacho, "bombeiro militar da turma 1 de 2018", está visivelmente embriagado e xinga os policiais por diversas vezes, mesmo aqueles com patente superior a dele. Os vídeos foram gravados na madruagda desta terça-eira (15/6).
Os dois materiais, que parecem ter sido filmados por um dos policiais, mostram os agentes abordando o homem e tentando levá-lo até a viatura. Ele estava no Posto São Cristóvão, em Nazaré, no Recôncavo Baiano, e os policiais são do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Santo Antônio de Jesus).
O comandante da unidade, coronel César Pacheco, explicou que Jair Gramacho estava dirigindo um carro em alta velocidade, por volta de meia-noite, aparentando estar bêbado. A guarnição deu ordem de parada, o que foi obedecido, mas assim que pediram que ele saísse do carro, para que fosse conduzido à delegacia, o homem começou a desacatar os policiais.
Nas imagens, é possível ver que, por mais que os agentes falem com calma, ele se irrita com os profissionais e xinga os policiais. "Vocês se deram mal, vei. Tá achando que vocês ta brincando? [sic] Vocês quiseram problema, né? Vocês vão ter problema. Pare de filmar, porra. Eu sou Jair Gramacho da Bahia. Eu fiz isso aqui, eu fiz a Bahia", diz ele.
Como ele resiste à prisão, os policiais decidem algemá-lo. Depois, os agentes desistem de colocá-lo nos fundos da viatura e decidem transportá-lo dentro do carro, no banco do fundo. Mesmo assim, o bombeiro segue xingando e ameaçando os policiais. Uma policial feminina ainda brinca: "você vai bater no sargento?", pergunta.
Durante toda a abordagem, ele segue falando de seu cargo como bombeiro, na tentativa de ser liberado. "É isso mesmo, você tá maluco? você me conduziu, aqui... eu sou bombeiro, porra! Você é idiota, é? Seu merda. Você não sabe o que é um irmão não? Quando você tiver na pior, que eu tiver lá pra te socorrer, ai eu vou te fazer essa mesma merda que você tá me fazendo. Vai tomar no c*, vai se f*der. Você acha que eu vou esquecer essa porra aqui?", ameaça.
Na tentativa de não ser detido, Jair Gramacho diz que o senador baiano Jaques Wagner (PT) é "amigo" do pai dele. "Vocês vão se f*der. O senador conhece meu pai, porra. Jaques Wagner. Você me prendeu em Nazaré, você é um imbecil. Por que você não prendeu um maluco na bocada lá, seu merda?", reclama.
Ele ainda tenta dar outra carteirada, utilizando o nome do governador Rui Costa (PT), mas acaba se esquecendo ou se arrependendo do que ia dizer. "O governador é.... é isso ai. É nosso", diz.
A redação do Aratu On entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que enviou uma nota informado que Jair Gramacho é lotado no 20° GBM/Bom Jesus da Lapa. "O bombeiro que estava de folga, ja está sendo acompanhado pela coordenadoria de Saúde (CS) da corporação e o caso também está sendo apurado pelo setor responsável do CBMBA", diz o comunicado.
Vídeo: Bombeiro embriagado é detido no interior da Bahia, reage à prisão e xinga policiais: "o senador conhece meu pai". Assista: https://t.co/KA8nuxkQNc pic.twitter.com/5MRcc2aAUL
— Aratu On (de 🏠) (@aratuonline) June 15, 2021
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.