Vereador de Ribeira do Pombal é acusado de racismo em sessão solene
O parlamentar, ao se referir ao médico Roberval, pai de dois homenageados, afirmou que ele “não era negro” devido a suas “boas práticas, lições e honra”
Uma declaração racista feita por Marcelo Brito (MDB), vereador reeleito em Ribeira do Pombal, no Nordeste da Bahia, gerou indignação durante uma sessão de homenagens na noite desta quinta-feira (19). O parlamentar, ao se referir ao médico Roberval, pai de dois homenageados, afirmou que ele “não era negro” devido a suas “boas práticas, lições e honra”.
“Eu tenho orgulho. Seu pai não é negro. Seu pai é branco, porque tem boas práticas, boas lições, tem honra. Desde quando chegou a Ribeira do Pombal, maçonicamente conheço o seu irmão. Nunca ouvi um deslize de doutor Roberval”, declarou Brito durante o discurso.
De acordo com o Portal Alerta, apenas o vereador Reinivaldo (Nego Ri) condenou publicamente as falas de Brito. Apesar da repercussão negativa, o vereador voltou à tribuna e não pediu desculpas, reafirmando o tom racista de sua declaração. “Sou maçom igual a meu grande amigo [doutor Roberval], branco por dentro”, disse novamente.
Marcelo Brito negou ser racista, justificando que possui dois assessores negros. O vereador, que cumpre seu nono mandato, é alvo de críticas por suas declarações, que reforçam estereótipos raciais e desrespeitam a população negra.
Vereador de Ribeira do Pombal é acusado de racismo em sessão solene pic.twitter.com/7ZENPCfNO1
— Aratu On (@aratuonline) December 20, 2024
LEIA MAIS: Criança e homem são baleados em tentativa de assalto na Avenida Joana Angélica
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).