Vereador de Ribeira do Pombal é acusado de racismo em sessão solene
O parlamentar, ao se referir ao médico Roberval, pai de dois homenageados, afirmou que ele “não era negro” devido a suas “boas práticas, lições e honra”
Por Da Redação.
Uma declaração racista feita por Marcelo Brito (MDB), vereador reeleito em Ribeira do Pombal, no Nordeste da Bahia, gerou indignação durante uma sessão de homenagens na noite desta quinta-feira (19). O parlamentar, ao se referir ao médico Roberval, pai de dois homenageados, afirmou que ele “não era negro” devido a suas “boas práticas, lições e honra”.
“Eu tenho orgulho. Seu pai não é negro. Seu pai é branco, porque tem boas práticas, boas lições, tem honra. Desde quando chegou a Ribeira do Pombal, maçonicamente conheço o seu irmão. Nunca ouvi um deslize de doutor Roberval”, declarou Brito durante o discurso.
De acordo com o Portal Alerta, apenas o vereador Reinivaldo (Nego Ri) condenou publicamente as falas de Brito. Apesar da repercussão negativa, o vereador voltou à tribuna e não pediu desculpas, reafirmando o tom racista de sua declaração. “Sou maçom igual a meu grande amigo [doutor Roberval], branco por dentro”, disse novamente.
Marcelo Brito negou ser racista, justificando que possui dois assessores negros. O vereador, que cumpre seu nono mandato, é alvo de críticas por suas declarações, que reforçam estereótipos raciais e desrespeitam a população negra.
Vereador de Ribeira do Pombal é acusado de racismo em sessão solene pic.twitter.com/7ZENPCfNO1
— Aratu On (@aratuonline) December 20, 2024
LEIA MAIS: Criança e homem são baleados em tentativa de assalto na Avenida Joana Angélica
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).