Polícia apreende 158 espadas dentro de imóvel em Cruz das Almas; proprietário dos artefatos conseguiu fugir
Esse tipo de fogo de artifício é usado na "guerra de espadas", tradicional na região. Durante os encontros, os "espadeiros" acendem o fogo de artifício e lança pelas ruas da cidade.
Pelo menos 158 espadas, populares fogos de artifício bastante usados no período do São João, foram apreendidas na manhã desta quarta-feira (23/6), por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Cruz das Almas, a 153 km de Salvador. Os artefatos foram encontrados em uma casa localizada na Rua E, bairro Inocoop.
Esse tipo de fogo de artifício é usado na "guerra de espadas", tradicional na região. Durante os encontros, os "espadeiros" acendem o fogo de artifício e lança pelas ruas da cidade. Entretanto, fabricar, possuir e soltar espadas é crime na Bahia desde 2011, cuja pena pode chegar a até seis anos de prisão. O proprietário do imóvel conseguiu fugir, mas já foi identificado pelos policiais.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), além do popular fogo de artificio, foram encontradas duas máquinas furadeiras, dois sacos com pólvora e carvão, uma marreta, seis macetes de metal, 12 folhas de papel laminado, um pilão de madeira e duas ferramentas conhecidas como suvelas.
“Hoje e amanhã são os dias que temos mais registros da toca de espadas na cidade. Ontem prendemos um em flagrante soltando o artefato incendiário, estamos nas ruas coibindo essa prática”, disse o delegado titular da DT de Cruz das Almas, Cristóvão Éder.
AGLOMERAÇÃO
Dois mandados de busca e apreensão também foram cumpridos contra donos de som tipo ‘paredão’ que supostamente estavam planejando realizar aglomerações na cidade. Todo material apreendido foi encaminhado para a DT, já o homem identificado por ser o dono do material, segue sendo procurado.
LEIA MAIS: Vacinas da AstraZeneca e Pfizer são eficazes contra variante Delta da Índia, diz estudo
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.