Oito cidades baianas estão em situação de emergência segundo Defesa Civil; veja a lista
As portarias com os reconhecimentos federais foram publicadas no Diário Oficial da União
A Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta quarta-feira (21/12), a situação de emergência em mais 31 cidades do país atingidas por desastres naturais. Oito delas estão na Bahia. As portarias com os reconhecimentos federais foram publicadas no Diário Oficial da União.
Barro Preto, Iguaí, Itapé, Jussari, Medeiros Neto e Vereda, na Bahia, registraram chuvas intensas. Já Wenceslau Guimarães, também no interior do estado, foi afetada por alagamentos. Canudos, diferentemente das outras cidades, está passando por um período de estiagem.
OUTROS ESTADOS
Benedito Novo, Braço do Norte, São Bonifácio e Ponte Serrada, em Santa Catarina; Itabaianinha e Tobias Barreto, em Sergipe; Santa Leopoldina, no Espírito Santo; e Tefé, no Amazonas, estão sofrendo com chuvas intensas.
Em Minas Gerais, Paiva e Piedade do Rio Grande sofreram com queda de granizo, enquanto Coluna registrou inundações.
Além de Canudos, na Bahia, outras 10 cidades passam por um período de estiagem: Japi, Jucurutu, Lucrécia, Ouro Branco, Caicó e Fernando Pedroza, no Rio Grande do Norte; Caucaia, no Ceará; Pedra, em Pernambuco; e Porto da Folha, em Sergipe.
Por fim, Jaguaretama, no Ceará; e Itamarandiba e Glaucilândia, em Minas Gerais, enfrentam a seca, que é uma ausência de chuvas mais longa do que a estiagem.
COMO SOLICITAR RECURSOS
Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!