Miou! Furto de energia que daria para abastecer 950 casas é achado em fábrica na Bahia
Foram recuperados 108 mil quilowatts-hora, energia que seria suficiente para abastecer o município de Aporá durante uma semana ou 950 residências por um mês
Por Da Redação.
Uma empresa produtora de água de coco foi autuada por furto de energia, prática conhecida como gato, após o crime ser descoberto na segunda-feira (23/8) durante uma operação da Polícia Civil no município de Acajutiba, a 186 km de Salvador.
A fraude realizava um desvio da rede elétrica e fornecia de forma irregular a energia para a fábrica, que não teve o nome revelado. Foram recuperados 108 mil quilowatts-hora, energia que seria suficiente para abastecer, durante uma semana, 950 residências por um mês, segundo a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba).
Técnicos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) descobriram, depois que o alvo foi mapeado através de análises com softwares da Coelba, que foram retirados dois metros de cabos para o desvio da energia.
O valor da energia furtada foi negociado e o fornecimento de energia acabou regularizado. A quantia recuperada implicará em arrecadação de impostos Estaduais e Federais que são revertidos para a sociedade.
A Coelba reforça ainda que os "gatos" representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o crime, previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão, afeta o fornecimento de energia em toda uma região e pode até causar graves problemas para a rede elétrica.
A recomendação é denunciar anonimamente a através do telefone 116 ou pelo site da Coelba, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.
LEIA MAIS: Dois homens foragidos da Justiça são localizados pela polícia em rodovias baianas e acabam presos
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).