Menina de 5 anos morre após ser picada por escorpião no interior da Bahia
Segundo dados da Secretaria de Saúde do estado (Sesab), 15 pessoas morreram após ataques de escorpião na Bahia entre janeiro e agosto deste ano
Uma menina de 5 anos morreu após ter sido picada por um escorpião enquanto brincava com outras crianças na cidade de Barreiras, a 862,7 km de Salvador. O corpo dela foi sepultado neste domingo (27/8).
A vítima, identificada como Ágata Sofia Fernandes da Silva, morreu poucas horas depois do incidente, que aconteceu por volta das 17h de sexta-feira (25/8), no bairro Arboreto 1. A criança, que estava brincando na frente da casa de uma vizinha, foi até os fundos da residência pegar um brinquedo e foi picada no pé.
Durante a noite, Ágata começou a ter delírios, episódios de vômito e ficou com o corpo roxo. A mãe da criança pediu socorro a um vizinho, que a levou para o Hospital do Oeste, também em Barreiras. A menina morreu no hospital, no sábado (26/8).
Segundo dados da Secretaria de Saúde do estado (Sesab), 15 pessoas morreram após ataques de escorpião na Bahia entre janeiro e agosto deste ano. De janeiro a dezembro de 2022, foram 20 pessoas.
CUIDADOS
No começo de agosto, o Centro de Controle de Zoonoses de Salvador (CCZ) alertou os moradores de Salvador sobre o aparecimento de escorpiões a partir deste mês até setembro, período de reprodução dos aracnídeos. Das oito espécies de escorpiões presentes na cidade, três delas oferecem risco ao ser humano, segundo nota da CCZ.
Bióloga do centro, Ana Virgínia Rocha dá dicas de alguns cuidados para evitar contato com escorpiões. São eles: limpar quintais, jardins e terrenos baldios; fechar bem frestas de portas e janelas e também ralos; não acumular lixo doméstico nem manter restos de materiais de construção ao ar livre; e examinar roupas e calçados antes de usá-los.
“Se acontecer algum incidente com algum escorpião, deve-se lavar imediatamente o local com água e sabão, se manter calmo e controlado e se dirigir imediatamente para alguma unidade de saúde mais próxima, se possível, levando o animal agressor para identificação”, afirmou Ana Virgínia.
Em caso de qualquer ocorrência com escorpiões na residência, a pessoa deve entrar em contato com o Fala Salvador, no número 156, ou com o CCZ pelos números (71) 3202-2261 ou 3202-1269.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!